Bill Gates critica estratégia da Sony
Bill Gates, fundador da Microsoft, conversou com o jornalista Dean Takahashi, do San Jose Mercury News, sobre a nova geração de consoles, especialmente a respeito de seu Xbox 360 e o PS3, da Sony. Gates não acredita no sucesso do console PlayStation3, afirmando que a Sony não terá um jogo mais bonito que Halo 3 neste primeiro momento.
Para o empresário, a estratégia do Xbox 360 está funcionando perfeitamente. “Nós queríamos ser os caras com a pequena caixa que custa menos”, explicou Gates, acrescentando que entre os objetivos da empresa estava ter a máquina mais convincente e o maior catálogo de jogos e capacidade online.
Segundo o site Pro-G, Gates declarou que mesmo vendo a Nintendo como competidora, é a Sony que a Microsoft vê como maior rival, citando a resolução gráfica e as capacidades online do Wii como motivos pelos quais o console não pode ser considerado um competidor direto. No entanto, Gates reconhece os acertos da Nintendo, principalmente no que diz respeito ao direcionamento dos jogos, fato que a Microsoft quis corrigir investindo na compra da RARE, antiga parceira da japonesa.
Não demorou para que Gates lançasse farpas à sua maior rival, Sony, minimizando seu esforço estratégico: “Eles estavam pensando em ter o Cell como processador de vídeo. Mas não sabiam o que estavam fazendo… Eles correram para a Nvidia no último minuto, mas a Nvidia não pode fazer EDRAM (embedded DRAM, que permite usar melhor a memória)”, apontou. Ele acredita que o poder superior do PlayStation 3 não será determinante para torná-lo um vencedor na batalha, dizendo que o Xbox só perdeu para o PlayStation 2 por chegar um ano atrasado e não ter os melhores jogos.
De acordo com o site GamesIndustry.biz, Gates completou dizendo que não acredita que nenhum dos jogos da primeira leva do catálogo do PlayStation 3 será mais bonito que Halo 3, e questionou a vantagem ganha pela Sony por conta da opção de criar jogos para televisores de alta-definição, no padrão 1080p. “Vá perguntar para os desenvolvedores”, ironizou.
Recentemente a Microsoft anunciou que já vendeu 10,4 milhões de unidades de seu Xbox 360, número alcançado por seu lançamento um ano antes dos concorrentes. No entanto, esta vantagem deve ser reduzida em pouco tempo, com previsões de analistas que dizem que até 2011 o PlayStation 3 será o vencedor desta geração de consoles.