Unidade móvel do Procon/RS percorre as praias gaúchas
“Normalmente, atendemos mais em relação a produtos, quando por exemplo houve o encaminhamento à assistência técnica e a garantia expirou e, além disso, sobre prestação de serviços de telefonia e internet móveis”, relata a assessora jurídica do Procon/RS, Luciane Disconzi. As demandas são registradas no Sistema Nacional do Consumidor e é feito o contato com as empresas. Segundo Luciana, 90% dos casos são resolvidos na hora.
A equipe também fiscaliza os empreendimentos do comércio local quanto a cobranças de preços, diferenciação no tipo de pagamento, informações sobre juros e produtos vencidos. A unidade móvel recebe uma média de 15 atendimentos diários, mas que chegam a 60 se computados a fiscalização nos estabelecimentos comerciais da cidade. O veículo já percorreu os municípios de Imbé, Tramandaí e Capão da Canoa. No roteiro, as próximas praias são Capão Novo, Arroio Teixeira e Atlântida.
O trabalho do Procon/RS é feito em parceria com os Procons locais, como em Capão da Canoa. “Há grande demanda de veranistas, que aumenta consideravelmente nesta época, e contamos com o apoio do Procon estadual”, ressalta o coordenador do Procon da cidade, Mateus Ferreira Jardim. Segundo ele, o maior número de reclamações referem-se a telefonia e TV a cabo.
Interessados podem procurar a unidade móvel, das 13h às 19h, sempre em pontos centrais ou na orla. Para o atendimento, basta levar os documentos e um número de telefone do local a ser denunciado, quando for o caso. Também pode-se procurar os Procons locais. Informações estão disponíveis no site do Procon/RS ou através do telefone (51) 8408.5984, da equipe da unidade móvel que percorre o litoral.