Rede Record compra rádios e TV Guaíba no RS
A Rede Record, do grupo do bispo da Igreja Universal do Reino de Deus Edir Macedo, comprou as emissoras de rádio e televisão Guaíba, do Sistema Guaíba-Correio do Povo. A venda da emissora AM, da emissora FM e do canal de TV, todos com sede em Porto Alegre, foi confirmada ontem à noite pelo diretor administrativo-financeiro, Carlos Bastos Ribeiro, que não informou o valor da operação, estimada pelo mercado em R$ 100 milhões.
Ribeiro acrescentou que o jornal Correio do Povo, editado pelo grupo, assim como as operações de internet não foram incluídos no negócio. O empresário não quis adiantar detalhes da transação, nem confirmar se o anúncio oficial ocorreria hoje, como foi divulgado em vários sites na internet:
– Só posso confirmar que a venda foi fechada, inclui as emissoras de rádio e a televisão e que foi para a Record. O que vai ocorrer daqui em diante ainda está sendo negociado – disse Bastos.
O negócio envolvendo um dos mais tradicionais grupos de comunicação do país movimentou a Quarta-feira de Cinzas de profissionais da área e do mercado de publicidade. A surpresa do mercado deve-se à rapidez com que foi concluída a venda. As negociações teriam começado há cerca de 15 dias.
No Rio Grande do Sul, a Rede Record tem como afiliada a TV Pampa. Ontem à noite, o vice-presidente da Rede Pampa, Paulo Sérgio Pinto, disse ainda não ter recebido um comunicado oficial sobre a operação. Mas informou que os contratos de transmissão da Record valem até 2008 para a Capital e até 2009 para o Interior.
A Rádio Guaíba AM, no ar desde abril de 1957, é uma das mais antigas do Rio Grande do Sul. A emissora FM foi fundada em 1980. A TV Guaíba, canal 2, foi ao ar em março de 1979. Junto com o Correio do Povo, os veículos eletrônicos pertenciam ao empresário Breno Caldas. O grupo foi comprado em 1986 pelo empresário do agronegócio e economista Renato Bastos Ribeiro.