BM realiza operação para coibir pássaros mantidos em cativeiro ilegalmente em Tramandaí
A PATRAM recebeu denúncias de que havia duas residências com aves em cativeiros ilegais. Foram constatadas na primeira averiguação diversas espécies de aves, dentre as quais: 01 coleirinho, 01 sábia-do-campo e 05 canários-da-terra-verdadeiro, totalizando 07 aves, todos mantidos em gaiolas. Também foram encontrados alçapões, que servem como armadilhas para a captura das aves. Na segunda averiguação foram constatados mais 04 canários-da-terra-verdadeiro, todos mantidos em gaiolas de metal, plástico e madeira.
Os responsáveis não possuíam autorização do órgão competente para a criação das aves em cativeiros. Os autores foram presos em flagrante e as aves apreendidas, que posteriormente serão soltas em seu habitat. A pena por manter os pássaros silvestres em cativeiro sem licença é de detenção de seis meses a um ano e multa.
O Comando Ambiental da Brigada Militar tem realizado diversas Operações para coibir o crime de animais que são mantidos em cativeiro ilegalmente, somente no Litoral Norte já foram devolvidos ao meio ambiente mais de 56 pássaros silvestres.
A Comando Ambiental da Brigada Militar orienta a população que denuncie quaisquer crimes ambientais que afetem o meio ambiente, o contato pode ser realizado através do telefone 190.