Águas estão próprias para banho em quase todo Litoral Norte
O fim de semana começa com apenas um ponto impróprio para banho entre os 30 monitorados pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler em 10 municípios do Litoral Norte: é a foz do rio Mampituba, em Torres. No entanto, a Fepam alerta que a mais recente coleta de amostras do Projeto Balneabilidade 2006/2007 detectou grande elevação na presença de coliformes fecais em diversas praias.
De acordo com o boletim divulgado nesta sexta-feira(2) pela Gerência Regional do Litoral Norte, houve picos de 1.600 coliformes na Praia da Guarita (Torres) e em Arroio do Sal, de 900 em Arroio Teixeira e Capão Novo, e de 500 na Praia Grande e Praia da Cal (Torres), Capão da Canoa e Araçá.
Segundo a Resolução 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) as águas estão impróprias para banho quando em duas de cinco coletas foram detectados índices superiores a mil coliformes fecais ou 800 Escherichia coli (uma bactéria presente nas fezes) por cem mililitros de água. A água é considerada imprópria, também, se a amostra mais recente ultrapassar 2.500 coliformes ou 2.000 Escherichia coli por 100 ml.
O geólogo Mattos’Allém Roxo, gerente regional da Fepam, acrescentou que este é o penúltimo boletim do Projeto Balneabilidade 2006/2007. Estão sendo monitorados, desde novembro, 87 pontos de 65 balneários em 45 municípios.
Litoral Norte
As coletas são realizadas semanalmente nos seguintes locais: Torres (foz do rio Mampituba, Praia Grande, Praia do Meio, Praia da Cal e Praia da Guarita); Arroio do Sal (foz do Arroio do Sal); Arroio Teixeira (frente ao Sereia Bar); Capão da Canoa (Capão Novo, junto ao Baronda e mil metros ao sul e ao norte, Araçá); Xangri-lá (Atlântida, Xangri-lá e Rainha do Mar); Osório (Atlântida Sul); Imbé (Santa Terezinha, Mariluz, junto à foz do rio Tramandaí e frente ao número 714 da Av.Beira-Mar); Tramandaí (junto ao restaurante Panorâmico, junto à Plataforma, Nova Tramandaí e Jardim Atlântico); Cidreira (frente ao Ed. Alvorada, frente à guarita 178 e na Costa do Sol); Balneário Pinhal (Balneário Pinhal eMagistério) e Santo Antônio da Patrulha (junto ao Camping Municipal da Lagoa dos Barros).