Estatísticas divulgadas nesta sexta-feira (02/03 pela Net Applications mostram que o Windows Vista é usado por menos de 1% dos PCs monitorados pela empresa,
Com isso, ele está no sexto lugar do ranking dos sistemas mais populares, logo atrás do Windows 98, utilizado ainda em 1,5% dos computadores.
A parcela do Vista foi de 0,93%. O Windows XP continuou na liderança, com 84,3% dos PCs, seguido do Windows 2000, com 4,8%. O Mac OS X, das máquinas PowerPC, ficou com 4,3%, enquanto os computadores mais novos com chips Intel que rodam o OS X tiveram participação de 2,1%.
A Net Applications coleta seus dados dos navegadores das pessoas que visitam sua rede de mais de 40 mil sites.
A parcela do Vista nos computadores conectados à internet em fevereiro – um mês após seu lançamento para consumidores e três após o lançamento comercial – representa um salto em relação a janeiro, quanto era usado em apenas 0,2% das máquinas. Na época, o Vista estava atrás do Windows ME, versão de 13 anos, e diversas versões em Linux.
“A grande questão é se e quando as massas vão mudar”, disse o analista da Net Applications, Vince Vizzacarro, em uma newsletter que acompanhou as estatísticas. “Enquanto a Microsoft se atrasou com o lançamento do Vista, a Apple tirou proveito e agora detém 6,38% do mercado. Parece que o mercado está adquirindo o Vista nas compras de PC, mas não há uma porcentagem significativa de pessoas fazendo upgrades em computadores existentes. Minha expectativa é de que essa tendência continue ao longo de 2007”.
Alguns analistas previram que apesar da intenção da MS de gastar meio bilhão de dólares com marketing para o Vista, as migrações do XP para o novo sistema operacional não engatarão até 2009.
As estatísticas referentes à primeira semana de fevereiro – o lançamento oficial do Vista foi em 30 de janeiro – eram mistas. A Current Analysis descobriu que a venda de PCs – com Vista pré-instalados – haviam crescido 173% em relação à semana anterior. As vendas de computadores também subiram 67% do mesmo período de 2006. Mas a própria Current Analysis apontou que os saltos de vendas estavam exagerados, em parte por conta da desaceleração das vendas à medida que os varejistas baixaram os estoques de PCs com XP.
Por comparação, o grupo NPD descobriu que as vendas da primeira semana de cópias físicas do Vista ficaram 60% abaixo das vendas da mesma versão do XP na semana de lançamento, há cinco anos.
Nenhum grupo divulgou informações quanto às vendas do Vista nas semanas seguintes, apesar de o analista Chris Swenson, da NPD, deve publicar as vendas do primeiro mês do sistema operacional em breve.