Geral

Competitividade turística cresceu em Torres

A Secretaria de Turismo e a Fundação Getúlio Vargas apresentaram os resultados da edição 2013 do Índice de Competitividade nos Destinos Turísticos do Rio Grande do Sul

Para realizar este estudo, pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas permaneceram uma semana em cada destino aplicando um questionário com perguntas que incluem dados primários e secundários em 13 dimensões: infraestrutura geral, acesso, serviços e equipamentos turísticos, atrativos turísticos, marketing e promoção do destino, políticas públicas, cooperação regional, monitoramento, economia local, capacidade empresarial, aspectos sociais, ambientais e culturais.

Todas as perguntas compõem o Índice de Competitividade do Destino, ou seja, mensuram a capacidade crescente de um destino gerar negócios nas atividades relacionadas com o setor de turismo, de forma sustentável, proporcionando ao turista uma experiência positiva.

Com base nas informações coletadas, foram atribuídos pontos às perguntas e pesos às variáveis, por fim os índices foram divididos em níveis cabendo a Torres em 2013 o índice geral de 53,6 (nível 3), sendo no ano anterior de 52,9. A média dos 29 destinos gaúchos avaliados foi de 56,8.

Diversos aspectos foram avaliados no município, com índices positivos, como a disponibilidade do serviço de atendimento médico, a existência de lixeiras e telefones públicos no entorno das áreas turísticas, terminal rodoviário, transporte para deslocamento na cidade e linhas de transporte urbano, um centro de atendimento ao turista, oferta de espaços para realização de eventos, instituições de qualificação profissional, atrativos naturais para o fluxo turístico e com conservação ambiental no seu entorno.

Quanto as políticas públicas foram pontuadas a existência de um órgão municipal – Secretaria de Turismo e a presença de instância de governança local ativa, em formato de Conselho Municipal de Turismo além do recebimento de investimentos diretos do governo estadual em projetos que visam ao desenvolvimento do turismo.

Ficou evidenciado na pesquisa a existência de eventos programados que atraem turistas, entre os quais o Festival de Balonismo, Reveillon e Feira do Livro, além de atrativos de realização técnica ou científica que atrai visitantes ao longo de todo o ano com interesse específico, independente de uma data especial no calendário de eventos, com destaque para o Parque da Guarita, principal atrativo indicado na categoria.

 O índice de Competitividade juntamente com o Painel de Indicadores é a base fundadora do Observatório do Turismo, estrutura de estudos e pesquisas que visa responder aos desafios impostos à política pública do setor. Estes indicadores contribuirão com os tomadores de decisão, quanto aos investimentos públicos ou privados aplicados em território gaúcho, qualificando as informações socioeconômicos da atividade.

Comentários

Comentários