Resposta ao Google: Yahoo! fecha acordos
O Yahoo! deu um passo agressivo para fortalecer sua presença na publicidade online apenas três dias depois do anúncio de que o Google vai pagar 3,1 bilhões de dólares em dinheiro pela DoubleClick.
Na segunda-feira (16/04), o Yahoo! anunciou a assinatura de uma parceria com um consórcio de 12 companhias de mídia americana que, juntas, representam 264 jornais em 44 estados do país americano.
Pelo acordo, os jornais vão usar a tecnologia de anúncios gráficos do Yahoo! na publicidade em seus sites, criando uma rede integrada em tempo real entre todos, e substituindo a atual tecnologia gráfica usada, da rival DoubleClick.
Uma das razões da aquisição da DoubleClick pelo Google, na avaliação do mercado, foi justamente a de fortalecer a presença do Google em anúncios gráficos. O Google é considerado o mais forte do mercado em busca a partir de texto, mas em gráficos ou vídeos a liderança é do Yahoo!
As companhias também vão permitir que anunciantes regionais possam colocar sua publicidade para audiências locais do Yahoo!, de forma personalizada. Por outro lado, o Yahoo! vai integrar o seu sistema de busca entre todos esses jornais, cada um com uma barra de navegação personalizada.
As páginas do Yahoo! também poderão utilizar o conteúdo de todos esses jornais, ampliando o conteúdo dos canais da empresa de internet. O primeiro acordo da companhia com o consórcio de jornais aconteceu em novembro de 2006, quando os jornais criaram a opção de colocar classificados de emprego no canal HotJobs do Yahoo!.
Hoje, a rede de publicações atinge, aos domingos, uma circulação de 18,5 milhões de exemplares, enquanto seus sites na internet atraem mais de 50 milhões de usuários únicos por mês.