Grupo Gente da Terra constrói espiral de ervas em Balneário Pinhal
O grupo Gente da Terra, coordenado pela Secretaria de Assistência Social de Balneário Pinhal, desenvolveu uma atividade especial. Com o acompanhamento da Secretaria de Meio Ambiente e coordenação do casal de biólogos Cleverson Zapeleni e Deborah Ferrante Pizzatto, que desenvolvem o projeto PedalEco, o grupo realizou dinâmica e construiu uma espiral de ervas.
A espiral de ervas, no projeto de permacultura, é posicionada tradicionalmente o mais próximo possível da cozinha. Ocupa uma base circular de 1,6 metro de diâmetro, utilizando-se na sua confeccção pedras ou tijolos. As ervas são usadas para a cura, cozinha e bebidas saudáveis, portanto o acesso fácil é muito desejável.
À medida que a espiral sobe, os espaços produtivos e as bordas aumentam, criando diferentes micro climas úteis. No topo da espiral geralmente é seco e ensolarado enquanto que na base o solo permanecerá úmido e sombreado. A forma de espiral, segundo os biólogos, é inspirada em uma das formas da natureza, sendo encontrada por exemplo nas bromélias, ciclones, flores, caracóis, caramujos e galáxias.