Seminário de Economia Solidária discute geração de renda em Tramandaí
Tramandaí vai sediar neste sábado (05) o Seminário Regional de Economia Solidária, que tem objetivo de identificar oportunidades e discutir alternativas para a geração de trabalho e renda em comunidades com baixo índice de inclusão social localizadas no Litoral Norte.
O encontro será realizado no auditório da Prefeitura, a partir das 9h. A atividade é promovida pela organização da sociedade civil de interesse público GUAYÍ com apoio da PETROBRAS.
O seminário reunirá comunidades envolvidas no Projeto “De Olho no Ambiente” dos municípios de Tamandaí, Imbé, Capão da Canoa, Cidreira, Balneário Pinhal e Palmares do Sul. O projeto, criado pela PETROBRAS, é desenvolvido no Rio Grande do Sul pela Oscip Guayí.
O “De Olho no Ambiente” estimula a construção de Agendas 21 Locais a partir de uma visão integrada das áreas ambiental, social e econômica. A partir da situação de vunlerabilidade social diagnosticada nestas comunidades, identificou-se a necessidade de construir, em conjunto com os moradores, alternativas de geração de trabalho e renda para combater o desemprego e a exclusão social.
A Guayí (palavra que significa “semente” no idioma dos índios Guarani), sediada em Porto Alegre, vem acumulando experiência na formação de trabalhadores em autogestão, assessoria para a atividade econômica e estímulo à auto-organização de redes entre empreendimentos solidários. Por isso, está promovendo quatro Seminários Regionais para capacitação na área de Economia Solidária (Vale do Sinos, Litoral Sul, Litoral Norte e Porto Alegre), além de um Encontro Estadual em maio, envolvendo as 37 comunidades que participam do “De Olho no Ambiente”.
O que é Economia Solidária?
A Economia Solidária (Ecosol) constitui o fundamento de um novo modelo de desenvolvimento, socialmente justo, que respeita o meio ambiente, está voltado para a satisfação racional das necessidades de cada um e de todos, pois estimula a cooperação e a autogestão dos trabalhadores, buscando a melhoria da qualidade das relações socioambientais e econômicas. A economia solidária é um poderoso instrumento de combate à exclusão social, pois apresenta alternativa viável para a geração de trabalho e renda e para a satisfação direta das necessidades de todos, provando que é possível eliminar as desigualdades materiais e difundir os valores da solidariedade humana.
As manifestações da Economia Solidária são diversas, dentre as quais destacam-se: coletivos informais, associações, cooperativas de produção, de consumo solidário ou de serviços; organizações e grupos de crédito solidário e fundos rotativos; redes de empreendimentos, produtores e consumidores; grupos e clubes de trocas solidárias e mercados de trocas solidárias com ou sem uso de moeda social; recuperação de empresas pela autogestão; estabelecimento de cadeias solidárias de produção, comercialização e consumo; organização econômica de comunidades tradicionais (quilombolas, povos indígenas, etc.); cooperativas habitacionais autogestionárias; grupos culturais; agroindústrias familiares, entre outras iniciativas, seja no urbano, no meio rural, respeitando a questão de gênero, raça e etnia.
SERVIÇO:
O QUE: Seminário Regional de Economia Solidária
QUANDO: Sábado (05), a partir das 9h
ONDE: Auditório da Prefeitura de Tramandaí (Rua da Igreja, 346, 4º andar) – Tramandaí / RS
PROGRAMAÇÃO:
9 h – Abertura
9:30 h – Painel – Economia Solidária : Histórico, princípios e Experiências
Apresentação Vídeo I sobre Economia Solidária (Senaes/MTE);
10:30 h – Intervalo
10:45 h – Debate
12 h – Almoço
13:30 h – Painel: Papel do Fórum Regional na Economia Solidária do Litoral Norte
14:00 h – Projeto “De Olho no Ambiente” – Apresentação de dados socioeconômicos comunidades Litoral Norte
14:30 h – Apresentação Vídeo II sobre Economia Solidária (Senaes / MTE);
14:45 h – Formação de grupos de trabalho – Potencial e vocação das comunidades
15 h – Intervalo
15:15 h – Trabalho em grupos
16:00 h – Apresentação resultado grupos de trabalho
16:30 h – Síntese e encaminhamentos
17 h – Encerramento