Governo gaúcho prorroga vacinação de idosos contra gripe
A Campanha de Vacinação de Idosos contra a gripe será prorrogada até o dia 18 de maio em todo o Rio Grande do Sul. A medida foi anunciada pela Secretaria Estadual da Saúde. O motivo da decisão é a ocorrência de notificação de casos de dengue em algumas regiões do Estado, o que alterou a rotina em postos de saúde de áreas epidêmicas (Norte e Noroeste).
Conforme Maria Tereza Schermann, coordenadora do Programa de Imunizações da secretaria, a vacinação não ocorreu normalmente nos municípios com casos suspeitos de dengue, fato que justifica a necessidade de estender a campanha, que se encerraria nesta sexta (4). “As pessoas com suspeita de dengue não puderam tomar a vacina porque precisam aguardar o resultado dos exames. Daí a decisão da Secretaria da Saúde em ampliar a campanha em dez dias”, esclarece.
O secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, garante que a mobilização seguirá forte também nos municípios sem casos suspeitos de dengue. “Desde o início da campanha, nosso objetivo é imunizar o maior número de pessoas com mais de 60 anos. Dessa forma manteremos a vacinação em todo o Estado”, destacou.
O último levantamento do Centro Estadual de Vigilância em Saúde da SES (Cevs) aponta que até a manhã desta quinta-feira (3), 575.156 idosos foram vacinados, número que representa 50,12% da população gaúcha com mais de 60 anos, estimada em 1,14 milhão. A meta, estabelecida pelo Ministério da Saúde, é imunizar 803 mil idosos no Rio Grande do Sul.