Pescadores são flagrados praticando pesca predatória no Litoral Norte
Devido o mar, os rios e lagoas estarem lotadas no período do veraneio, Comando Ambiental intensifica a varredura diariamente durante a 45ª Operação Golfinho Litoral Norte e Sul.
Na manhã da segunda-feira (12/01) policiais ambientais embarcados realizam varredura na Barra do Rio Tramandaí, com objetivo de coibir a pesca predatória, uso irregular de petrechos para tal atividade, bem como fiscalização das áreas demarcadas para pescadores e banhistas.
No momento da fiscalização foram abordados 15 pescadores, sendo que três praticavam pesca predatória, sem autorização do órgão ambiental competente, carteira de pescador profissional, para fazer uso dos materiais, incorrendo em crime tipificado na lei dos Crimes Ambientais.
Durante dezessete dias da Operação Golfinho já foram apreendidos cerca de 550 metros de redes de várias malhas, quatro puçá/coca, 20 tarrafas, e diversas espécimes de peixes, soltos no seu habitat natural.
Os materiais foram apreendidos.
O Comando Ambiental salienta que a Instrução Normativa nº 17, de outubro de 2004, estabelece critérios técnicos e padrões de uso para a atividade de pesca na bacia hidrográfica do rio Tramandaí e no estado do Rio Grande do Sul, esta normativa sofreu alterações em seu Artigo 2º com a edição da Instrução Normativa 07 de Dezembro de 2013.