Após ameaça, holandês pára de usar URLs contendo termo “google”
O holandês que teve um conflito com o Google do Reino Unido por conta dos nomes de uma série de domínios parou de usar esses endereços.
O empreendedor de internet Marcel van der Werf tinha onze nomes de domínios que usavam as palavras “google” e “froogle” nos endereçoes: sete deles terminavam “em .nl”, três em “.eu” e um em “.com”.
Como alguns desses site estavam hospedados no Reino Unido, a subsidiária do Google britânica pediu a Van der Werf que deixasse de usar endereços contendo a marca da companhia.
Ele se recusou, alegando que uma palavra em uma URL não é relacionada a um produto ou a uma marca registrada.
Na última semana, o Google britânico anunciou que planejava processá-lo. Na terça-feira (15/05), Van der Werf concordou em deixar de usá-los imediatamente.
“Todos os links com Google estão fora do ar e seus registros foram apagados, para evitar futuro agravamento de conflito judicial”, disse o holandês.
Os sites de namoro de Van der Werf, que operavam nos endereços “googledatingsite.com” e “googledatingsite.nl”, agora funcionam como “vistadating.com” e “vipmatching”.
O holandês disse que se sentiu intimidado pelo Google, que ameaçou pedir a seu provedor que bloqueasse seus sites.
Na semana passada, o Google britânico disse que as acusações feitas por Vn der Werf eram “factualmente inexatas e sem base legal”.
Van der Wrf havia registrado os seguintes domínios: “googleh.nl”, “googlecommunity.nl”, “googlestore.nl”, “googlekijiji.nl”, “googleonlineshop.nl”, “googleonlineshop.eu”, “googlestore.eu”, “googledatingsite.nl”, “googledatingsite.com”, “froogleonlineshop.nl” e “froogleonlineshop.eu”.
*Edwin Feldmann é repórter do WebWereld Netherlands, em Haarlem.