Pagamento do PIS/Pasep se encerra no fim de junho
Os trabalhadores que têm direito ao abono salarial PIS/Pasep, referente ao ano-base 2005, e que ainda ainda não o sacaram, têm até o dia 29 de junho para retirá-lo. De julho do ano passado mais de 10,5 milhões trabalhadores já receberam o benefício, de um total de 11,7 milhões de estão habilitados no programa. Ainda não sacaram o abono mais de 1,1 milhão de trabalhadores, dos quais um milhão com direito ao PIS e, 131 mil, ao Pasep (veja tabelas).
O abono salarial é o pagamento de um salário mínimo anual ao trabalhador e servidor que receberam, em média, até dois salários mínimos mensais no ano-base, estavam cadastrados no PIS/Pasep em 2005 há, no mínimo, cinco anos e que tenham trabalhado, pelo menos, 30 dias naquele ano.
Os trabalhadores inscritos no Programa de Integração Social (PIS) recebem o abono salarial na Caixa Econômica Federal ou nos postos e agências da Caixa. O Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) é pago no Banco do Brasil. Todos os beneficiados estão autorizados a sacar o abono, no valor de um salário mínimo, até 29 de junho. Os recursos não retirados pelo trabalhador retornam ao Fundo de Amparo ao Trabalhor (FAT).
Algumas empresas pagam diretamente o abono, porque fazem convênio com a Caixa, que repassa os recursos para esse pagamento. As empresas incluem o abono no contra-cheque. Em caso de dúvida, a Caixa mantém o telefone 0800-5742222 para esclarecer os trabalhadores.
Para efetuar o saque, os trabalhadores/servidores terão que apresentar o número dos PIS ou do Pasep e a carteira de identidade. O beneficiado também pode sacar o abono em qualquer cidade do país. Os trabalhadores são identificados como beneficiários do abono pela Relação Anual de Informações Sociais (Rais), declarada anualmente pela empresas.