Vida & Saúde

Vigilância Sanitária de Imbé conscientiza sobre a dengue

O Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Imbé está desenvolvendo um trabalho de conscientização nas crianças sobre os cuidados e as formas de prevenção da dengue. Com palestras educativas, a Coordenadora do Programa de Controle da Dengue de Imbé, Simone Breier, está ensinando a meninada.

As palestres estão sendo realizadas nas escolas do município. Com um material bastante diversificado, Simone tem mostrado pras crianças vídeos educativos, conversado sobre os cuidados que devemos ter em nossa casa para a prevenção da dengue, bem como distribuindo panfletos. Nesta semana, as palestras foram realizadas com os alunos da Escola Santa Catarina.

“Queremos conscientizar as crianças sobre a importância de prevenir a dengue. Procuramos alertar sobre os cuidados básicos com a doença, como evitar deixar água parada em vasos, garrafas e pneus”, afirma Simone.

A dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus e transmitida pelo mosquito aedes aegypti. Possui um período de incubação de 3 a 15 dias, podendo se manifestar de duas formas: clássica e hemorrágica. Para evitar a proliferação do vírus é importante a população tomar alguns cuidados como: manter garrafas vazias com o gargalo para baixo; manter os pratos dos vasos sem água; não acumular pneus velhos com água; tratar as piscinas com cloro e caso não esteja em uso cobrir; colocar areia nos cacos de vidros dos muros; não deixar ao ar livre lixo ou vasilhas que possam acumular água.

Comentários

Comentários