Osório é habilitado ao do Núcleo de Apoio à Saúde da Família
O município de Osório é um dos habilitados a ter os serviços do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF I). A notícia foi confirmada com a publicação da Resolução 47, no D.O.E. em 23/03/15.
O NASF é mantido com recursos federais, sendo que os profissionais vão auxiliar as nove equipes da Estratégia da Saúde da Família, que existem na cidade.
Criados em 2008 pelo Ministério da Saúde, os NASFs, têm como objetivo apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações.
Atualmente regulamentados pela Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011, configuram-se como equipes multiprofissionais que atuam de forma integrada com as equipes de Saúde da Família (eSF), as equipes de atenção básica para populações específicas (consultórios na rua, equipes ribeirinhas e fluviais) e com o Programa Academia da Saúde.
Segundo o prefeito Eduardo Abrahão, tudo o que se relaciona a prevenção precisa de atenção e foco especiais. – No momento em investimos na saúde preventiva, diminuímos o número de exames e procura por especialistas. O objetivo e atribuição da saúde municipal é trabalhar junto aos osorienses, a prevenção.
O secretário da Saúde Emerson Magni da Silva diz que é mais uma grande conquista do município e quem ganha com isso é a população osoriense. Os profissionais ligados ao NAFS vão somar e qualificar ainda mais o atendimento.
Eliana C. Izaias