Deputado discute alternativas para o Parque de Itapeva em Torres - Litoralmania ®
Geral

Deputado discute alternativas para o Parque de Itapeva em Torres

Ligado a questões ecológicas e com um histórico de parceria com o Litoral Norte, o Deputado Estadual Alceu Moreira (PMDB) realizou uma audiência com o presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembléia Legislativa, Deputado Alberto Oliveira (PMDB). O objetivo foi debater com o prefeito de Torres, João Alberto Machado, e representantes de entidades da região litorânea gaúcha, alternativas para o impasse em torno do Parque de Itapeva, em Torres, que já dura sete anos.

O Parque de Itapeva possui mil hectares e é considerado pela Fundação Zoobotânica do RS uma unidade de proteção integral. Isso significa que a àrea tem grande importância ecológica para o Estado, devido às dunas, às matas de restinga e o banhado, existentes no parque. A partir de 2002, propriedades particulares incluídas nos limites da unidade precisaram ser desapropriadas pelo Governo. Contudo, os 176 donos de terra ainda aguardam o recebimento de cerca de R$ 140 milhões por parte dos cofres públicos.

Segmentos da comunidade torrense, entre eles prefeitura, Câmara de Vereadores, ONGs e universidades reúnem-se periodicamente com o Deputado Alceu Moreira para a elaboração de uma agenda de reivindicações. Em debate, uma redefinição dos limites do parque, o pagamento das indenizações aos proprietários, medidas de contenção das dunas e a construção de uma estrada-parque – pela sua localização, o Itapeva impede o acesso norte-sul da cidade.

O assunto já rendeu um bocado de discurso. As entidades de Torres precisam, agora, definir uma equipe única de trabalho. Só então, e por meio de uma emenda de bancada, será possível resolver o impasse. Estou aqui para abrir portas, enfatizou o parlamentar. Moreira aponta a alteração de categoria, de Unidade de Proteção Integral, para Unidade de Uso Sustentável (legislação mais flexível), como possibilidade de se chegar a um meio termo entre a questão econômica e a ecológica.

Comentários

Comentários