Osório: Secretária Leda Famer faz análise da Semana do Meio Ambiente - Litoralmania ®
Vida & Saúde

Osório: Secretária Leda Famer faz análise da Semana do Meio Ambiente

Segundo a secretária de Planejamento e Meio Ambiente Leda Famer, de Osório, a 3ª Semana do Meio Ambiente foi bastante produtiva. 

Um dos pontos positivos foi o envolvimento das escolas com a questão ambiental. Há projetos bem definidos na área de meio ambiente com crianças de 1ª a 5ª série em escolas municipais e estaduais. “Isto mostra que a educação ambiental está se fortalecendo no município”, ressaltou a secretária.

Leda também falou que durante a realização do evento, foram realizadas várias atividades em conjunto com a Facos, sendo que no distrito de Atlântida Sul, alunos do curso de História palestraram sobre os primeiros habitantes do litoral e realizaram uma aula prática de arqueologia em conjunto com os alunos da Escola José Paulo da Silva.

A exposição sobre os biomas da Mata Atlântica do fotógrafo Pedro Gonçalves esteve, durante todo o evento, a disposição do público no Espaço Cultural. Agora, com o apoio da Petrobrás, ela vai percorrer 20 municípios do estado. 

No primeiro dia do evento, a Petrobrás foi responsável pela apresentação de um teatro infantil sobre as questões do lixo. “As crianças de todas as escolas municipais e estaduais se encantaram com essa apresentação”, frisou a secretária. 

Segundo Leda, uma das palestras que mais chamou a atenção do público foi a do Presidente do Conselho Estadual de Recursos Hídricos Paulo Paim.

Ele  falou sobre a importância da preservação dos recursos hídricos. Foi um debate bastante amplo que atraiu várias delegações de muitos municípios do litoral norte, como: Balneário Pinhal, Cidreira, Maquiné, Tramandaí e Terra de Areia.

A palestra sobre o mosquito borrachudo, direcionada aos agricultores da Borússia, também mereceu destaque. Nela estavam presentes todos os aplicadores de BTI, produto que controla o mosquito. A palestra foi ministrada pela Vigilância Sanitária e Emater. Os agricultores mostraram-se bastante interessados em recuperar a mata ciliar e ampliar o número de pessoas para trabalhar no controle do inseto.

A secretária enfatiza que o evento foi bastante produtivo e o público presente nas palestras foi bastante considerável de todas as esferas, e em todos os níveis de escolaridade, principalmente as crianças.

Comentários

Comentários