Processo Judicial Eletrônico é implantado em Torres
Nesta segunda-feira, 1º de junho, a prefeita Nílvia Pinto Pereira participou da solenidade de Implantação do Processo Judicial Eletrônico que ocorreu às 14h na Vara do Trabalho de Torres e Posto da Justiça do Trabalho de Capão da Canoa. A prefeita acompanhou o descerramento da placa junto com a desembargadora Cleusa Regina Halfen, presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, e o juiz titular da Vara do Trabalho de, Torres?,Rui Ferreira dos Santos. Com a chegada do sistema, as unidades passarão a receber novos processos exclusivamente via PJe-JT. O processo eletrônico elimina o uso do papel, garante maior segurança e automatiza diversos atos processuais. A agilidade é uma das principais vantagens do sistema: estima-se que o uso do PJe-JT reduza em 51% o tempo médio entre o ajuizamento e o julgamento dos processos.
O sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT) será implantado em Torres, Capão da Canoa, Osório e Tramandaí nesta segunda-feira. Atualmente, o PJe-JT é utilizado por 115 Varas do Trabalho e sete Postos Avançados na Justiça do Trabalho gaúcha. A implantação do sistema em todas as unidades do Estado deverá ser concluída em outubro deste ano. Para os advogados, o processo eletrônico diminui a necessidade de deslocamento até as unidades judiciárias e possibilita fazer petição via internet 24 horas por dia. O sistema também permite a consulta processual por login e senha, inclusive a partir de dispositivos móveis, como tablets e smartphones. No evento, a prefeita Nílvia agradeceu a iniciativa do TRT 4ª Região, dizendo que foi um presente no aniversários dos 137 da cidade. Comentando sobre as vantagens do processo eletrônico, destacou o acesso simultâneo aos autos pelos advogados das duas partes.
A Vara do Trabalho de Torres foi inaugurada em 7 de dezembro de 2004. O juiz titular da unidade é o magistrado Rui Ferreira dos Santos e a juíza substituta é a magistrada Bárbara Schönhofen Garcia. Sua jurisdição abrange os municípios de Arroio do Sal, Capão da Canoa, Dom Pedro de Alcântara, Itati, Mampituba, Maquiné, Morrinhos do Sul, Terra de Areia, Três Cachoeiras, Três Forquilhas, Torres e Xangri-Lá. O assistente do Posto Avançado da Justiça do Trabalho de Capão da Canoa é o servidor Alexandre Chaves Boeira. A unidade foi inaugurada no dia 15 de outubro de 1999, e sua jurisdição compreende os municípios de Capão da Canoa, Maquiné e Xangri-lá.