FAMURS promove programa em Capão da Canoa
A FAMURS – Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul vem promovendo encontros do Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais do RS.
Nesta semana, de 2 a 6 de julho, a programação acontece no auditório da Prefeitura de Capão da Canoa, durante todo o dia.
O objetivo do programa é formar e capacitar os agentes responsáveis pela elaboração e implementação da Política Municipal de Meio Ambiente, por meio da criação de um Sistema Municipal de Meio Ambiente, fortalecendo o SISNAMA (Sistema Nacional do Meio Ambiente).
Desde abril, estão sendo capacitados nos municípios, até quatro técnicos de cada prefeitura, a fim de que fiquem aptos para desenvolver as funções ambientais no seu Município. A capacitação será de 40h, dividida em 10 encontros, composta pelos módulos básico e intermediário. O básico será para os Municípios que ainda não estão habilitados para a gestão ambiental e o intermediário para os que já estiverem habilitados.
O Programa de Capacitação pretende que cada Município tenha uma estrutura de meio ambiente. Os servidores poderão realizar licenciamento, fiscalização e controle. Desta forma, muitas atividades que o Município depende da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Fepam) poderão ser feitas pelo próprio Município, com mais agilidade.
O cronograma de capacitações já realizados, com início, em Porto Alegre, e que percorrendo o interior do Estado, já passou por Porto Alegre, Ibirubá, Santo Ângelo, Santa Cruz do Sul.
Depois de Capão da Canoa, a programação cumprirá o seguinte roteiro:
6) Erechim
Data: 09 a 13 de julho de 2007
Associações: AMAU
7) Frederico Westphalen
Data: 23 a 27 de julho de 2007
Associações: AMZOP
8) Pelotas
Data: 06 a 10 de agosto de 2007
Associações: AZONASUL, ASSUDOESTE, AMZCS
9) Caxias do Sul
Data: 20 a 24 de agosto de 2007
Associações: AMUCSER, AMESNE, AMUNOR
10) São Sepé
Data: 10 a 14 de setembro de 2007
Associações: AMFRO, AMCENTRO