Mais de 300 pinguins e baleia jubarte são encontrados mortos no Litoral Gaúcho
Uma baleia da espécie jubarte, com cerca de oito metros de comprimento, foi encontrada morta nesta quarta-feira (10), em Cidreira.
Na semana passada, a equipe do CECLIMAR realizou dois monitoramentos de praia, um para o sul (Tramandaí-Dunas Altas) e outro para o norte (Imbé-Torres). No total, foram contabilizados 313 pinguins-de-magalhães mortos.
Todos pinguins eram animais jovens e não apresentavam nenhum sinal de óleo na plumagem, indicando uma mortalidade provavelmente relacionada à forte tempestade que passou pela região.
A maior concentração de pinguins mortos ocorreu no lado sul (Tramandaí-Dunas Altas), sendo que o município que registrou o maior número foi o de Palmares do Sul com 94 animais em 12 quilômetros de orla.
Segundo o CECLIMAR, embora tenha tido um grande número de pinguins mortos, cabe ressaltar que este é um acontecimento bastante comum para essa época do ano, quando essa espécie vem em grande quantidade para o Litoral.
A tendência é que durante o avanço do inverno a mortalidade aumente, principalmente quando tivermos a entrada de frentes frias fortes. Outra espécie que deverá aparecer em grande quantidade são os lobos-marinhos, que utilizam a praia para descanso durante sua passagem pelo Litoral Gaúcho.