Falácia – Por Jayme José de Oliveira - Litoralmania ®
Jayme José de Oliveira
Colunistas

Falácia – Por Jayme José de Oliveira

Jayme José de Oliveira
Jayme José de Oliveira

Falácia: No aristotelismo, qualquer enunciado ou raciocínio falso que entretanto simula a veracidade; sofisma. (Dicionário Houaiss)

Por vezes, premidos por circunstâncias diversas que nos encurralam, mesmo que produzidas por pessoas que nos cercam e à nossa revelia, ficamos tentados a desviar a atenção do foco com sofismas. Eles podem atingir o objetivo total ou parcialmente, geralmente de modo parcial pois não é crível que todos sejam susceptíveis de embarcar na canoa furada.

Ao afirmar, durante a viagem aos Estados Unidos, que não respeita delatores, a presidente Dilma cometeu uma injustiça aos seus companheiros do passado que sofreram e, em consequência, não resistiram. Não foram delatores, foram torturados além do limite de suas resistências.

A lei 12.850 foi sancionada pela presidente em 2.013 e se encontra em plena vigência, devendo portanto ser acatada. A justiça também a utiliza, tanto que disponibiliza telefones para receber denúncias mesmo de forma anônima e garante o direito de anonimato ao informante. Incontáveis transgressões são elucidadas através desse subterfúgio.

Elio Gaspari (Correio do Povo, 01/07/2.015) escreve:

“Eu não respeito delator, até porque estive presa na ditadura militar e sei o que é. Tentaram me transformar numa delatora. A ditadura fazia isso com as pessoas e garanto a vocês que resisti bravamente”. (Dilma Rousseff)

Mistificando o presente, associou o comportamento de quem passa pela carceragem de Curitiba com os presos do DOI durante a ditadura.  Seu paralelo ofende o Ministério Público e o Supremo Tribunal Federal que homologa as decisões.

Se os acusados que estão colaborando com a Lava Jato são mentirosos, não merecem respeito e seus acordos devem ser cancelados.

Há ainda outra diferença entre os presos que eram torturados nos DOI e os que passam pela Lava Jato. Nenhum deles pensava em aumentar seu patrimônio. Os empreiteiros do Lava Jato buscavam o enriquecimento pessoal e o PT enfiou-se nesse mundo de pixulecos porque quis. (sic)

Jayme José de Oliveira – cdjaymejo@gmail.com

Comentários

Comentários