Molhes de Torres são limpos em ação especial do Praia Limpa
O Projeto Praia Limpa Torres realizou, no último domingo, 28, uma ação especial de limpeza nos molhes do rio Mampituba. Foi formada uma equipe de voluntários formada por experientes surfistas, devido aos riscos inerentes de queda de pedras irregulares no local. Foram retirados 109 kg de resíduos, encaminhados para reciclagem.
Esta ação é parte do trabalho de sensibilização da comunidade de pescadores locais, visto que, no local foram retirados basicamente resíduos de pesca, assim como carteiras de cigarro, latas de alumínio e uma quantidade considerável de sacolas com iscas para pesca. O presidente da Colônia de Pescadores de Torres, Osvaldo Alves, foi convidado para ação e afirmou que já estuda formas de minimizar o impacto ambiental causado pela pesca, com parceria junto ao Praia Limpa.
“Trabalhamos no sentido de mostrar os efeitos negativos na natureza e no próprio pescado, dos resíduos de pesca e plástico deixados nas margens do Mampituba”, disse o coordenador do projeto, Alexis Sanson. Ele também chama atenção para a falta de lixeiras no local, que são fundamentais para que os resíduos não sejam descartados de forma incorreta, na beia do rio. “O fato de tirarmos mais de 100 kg de lixo nesta ação, só demonstra o trabalho que ainda precisa ser feito. Acreditamos ser possível a reversão deste quadro, por isso esta parceria, com os pescadores locais, é tão importante”, declarou o presidente da Associação dos Surfistas de Torres, Renan Borba.
Novas ações especiais do Praia Limpa estão sendo preparadas, para este segundo semestre de 2015. Uma delas será na Praia da Guarita, dia 20 de setembro, no Dia Mundial de Limpeza de Praias, com palestras, apresentações musicais e limpeza da praia. O projeto é patrocinado por Cantinho do Pescador, De Lucca Surf Skate Shop, Pinho Construtora e Incorporadora, e Prefeitura de Torres, através do Comdica.