Estado e municípios esclarecem medidas de controle da meningite
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS), reforçando o compromisso de agir com transparência, informa que todas as medidas necessárias para o controle da meningite em Cachoeirinha e demais municípios já foram adotadas de acordo com os protocolos clínicos do Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde.
A SES mantém monitoramento sistemático de todos os casos suspeitos de meningite e reforça a informação de que vivemos um momento de normalidade.
Todos os contatos íntimos e prolongados das crianças que contraíram a doença, assim como colegas de sala de aula, professores e funcionários das escolas, já receberam o tratamento médico adequado.
Quatro cidades do Litoral Norte registram casos de meningite em 2015
No final de semana, foi realizada ampla vacinação em crianças de 12 meses a jovens de 20 anos, no bairro Jardim Betânia, com uma taxa de cobertura vacinal próxima dos 85% da população alvo.
Também estão sendo realizadas reuniões intersetoriais entre as equipes de saúde e educação dos municípios, assim como reuniões de esclarecimentos junto à comunidade.
Nos demais municípios, as equipes de saúde municipais e a vigilância epidemiológica estadual trabalham juntas no monitoramento de novos casos e o acompanhamento em tempo integral da situação.
Há cinco dias não se identificam novos casos no bairro, mostrando que as atitudes tomadas estão na direção esperada.
Os critérios técnicos não justificam a necessidade de vacinação nos demais municípios.
Lembrando que medidas simples como: lavagem das mãos, manutenção de ambientes arejados e evitar grandes aglomerações de pessoas em ambientes fechados são efetivas na prevenção da doença.