Geral

Legislativo Osoriense homenageou 50 anos dos Doces Maquiné

4
Foto: Gisele Cardoso

A Câmara de Vereadores de Osório realizou nesta segunda-feira (20), no Plenário Francisco Maineri, uma Sessão Solene para homenagear os 50 anos da empresa Doces Maquiné.

A cerimônia contou com a presença do Presidente da Câmara Gilmar Luz e demais Vereadores, Prefeito Municipal Eduardo Abrahão, do Bispo Dom Jaime Pedro Kohl, empresários, familiares, amigos e colaboradores da empresa homenageada.

A proponente da homenagem Vereadora Bianca Meregalli, em seu pronunciamento, destacou a importância dos Doces Maquiné para o município, pois gera atualmente em torno de 250 empregos e desejou mais sucesso a empresa.

O fundador do empreendimento Sr. Raulino Peretto, num discurso emocionado agradeceu a homenagem oferecida pela Casa Legislativa, o apoio da família durante estes 50 anos de muita luta e principalmente a Deus.

Após a solenidade os convidados foram recebidos no saguão da Câmara com um coquetel oferecido pelos homenageados, onde em uma bela confraternização um brinde em comemoração ao cinquentenário da empresa foi realizado.

Um pouco da história:

A empresa teve seu início em de 1965, quando o casal de origem italiana, Terezinha Girardi Peretto e Raulino Peretto, morando na Linha Pinheiro, interior do Distrito de Maquiné, decidiram apostar na manufatura e comércio do pé-de-moleque. Com o tempo, o negócio prosperou a tal ponto que o local onde produziam o manufaturado tornou-se pequeno. Expandir o negócio era o objetivo. Mudaram-se também para a vila de Maquiné e, depois, para Osório, onde abriram uma loja à beira da BR 101. Sabendo do intenso fluxo de veículos em estrada que corta o país, instalar-se perto dela seria um bom negócio.

A grife Doces Maquiné criou fortes raízes. Agora, não só produziam pé-de-moleque, como também uma vasta gastronomia, sem corantes e conservantes, lembrando os gostosos produtos da colônia, os quais tiveram oportunidade de apreciar desde pequenos, tais como: massas italianas, pães, biscoitos, cucas, geleias, doces em calda, entre outros produtos. Esta foi a ideia prima deste casal empreendedor.

Com quatro lojas em Osório a empresa comemorou no dia 20 de julho, 50 anos de muita batalha e grande sucesso!

*trechos do livro Viajando pelo Município de Marina Raymundo.

Gisele Cardoso

Comentários

Comentários