Osório: Vereadores se reúnem com Secretaria Municipal de Saúde para esclarecimentos sobre meningite
Por solicitação do Vereador Lucas Azevedo foi realizada na terça-feira, dia 28 de julho, na Câmara de Vereadores de Osório uma reunião com o Secretário Municipal de Saúde Emerson Magni e com a Enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Osório Ediane Campos a fim de fornecer maiores informações sobre a situação do surto de meningite no Estado. Participaram também da reunião os Vereadores Ed Moraes, Rossano Teixeira e Belinha.
Na oportunidade a enfermeira Ediane esclareceu que não há confirmação da doença meningocócica no município, sendo que encontram-se dois pacientes em isolamento no Hospital São Vicente de Paulo aguardando o resultado dos exames.
A meningite é caracterizada por um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro. Ela pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas e, se não tratada com rapidez, pode matar ou deixar sequelas graves.
De acordo com as orientações da Secretaria Municipal de Saúde, todos os casos com sinais e sintomas da doença deverão procurar assistência médica imediatamente e devem ser notificados a Vigilância Epidemiológica Municipal para desencadeamento das medidas de controle pertinentes.
Dicas para prevenção:
– Lavar as mãos frequentemente ou desinfeta-las com álcool gel
– Não secar as mãos em toalhas úmidas
– Manter o ambiente sempre limpo e arejado
– Lavar e desinfetar frutas e verduras
– Limpar reservatórios de água com solução clorada
– Utilizar filtro ou bebedouro para água potável
– Evitar uso coletivo de utensílios
A Secretaria Municipal de Saúde destacou também que o número de casos da doença meningocócica se mantém nos níveis normais endêmicos em Porto Alegre, na Região Metropolitana e interior do Estado.
A Vigilância da meningite, nos níveis estadual e municipal, se mantém ativa e oportuna monitorando a ocorrência dos casos e a evolução da situação epidemiológica da doença para o desencadeamento oportuno e eficaz das medidas de controle pertinentes frente aos casos.
Em Osório, salientam a não existência até o momento, de casos confirmados de doença Meningocócica.