Variedades

Fujimori não consegue se eleger senador no Japão

O ex-presidente do Peru Alberto Fujimori não será senador no Japão por não ter conseguido votos suficientes para obter uma cadeira pelo Novo Partido dos Cidadãos (NPC) nas eleições realizadas hoje, segundo projeções da agência de notícias Kyodo.

Perto de terminar a apuração, Fujimori não alcançou o objetivo de ser senador no Japão. Ele foi presidente peruano durante 10 anos e também tem nacionalidade japonesa.

Às 2h45min de segunda-feira (14h45min de domingo em Brasília) o ex-presidente do Peru tinha alcançado 8.225 votos e era o quarto candidato mais votado do NPC, segundo o website do grupo Tokyo Broadcasting System.

Com estes números, é impossível que Fujimori conquiste uma cadeira no Senado japonês.

Quando restava só uma cadeira para definir, a Kyodo atribuía ao partido de Fujimori dois assentos no Senado – um pelo sistema proporcional e o outro vencido por Akiko Kamei pela prefeitura de Shimane. A cadeira do sistema proporcional não será dada a Fujimori porque vários companheiros de partido tiveram mais votos que ele.

O ex-presidente peruano, acusado em seu país de crimes de corrupção e contra direitos humanos, continua sob prisão domiciliar no Chile, à espera de a Corte Suprema chilena decidir sobre o pedido de extradição feito pela Justiça peruana.

Fujimori viveu no Japão entre 2000 e 2005, mas o governo japonês não o entregou à Justiça apesar dos pedidos da Interpol e do Peru.

Comentários

Comentários