Variedades

Caixa-preta do Airbus da TAM indicaria falha de piloto

Além de captar o desespero dos pilotos em tentar frear o avião no solo, a caixa-preta do Airbus A320 da TAM, que acidentou-se no dia 17 em Congonhas (SP), indica que houve erro do piloto na operação da alavanca de aceleração das turbinas. Conforme o jornal Folha de S. Paulo, a hipótese de pane no computador do avião também não pode ser descartada, embora menos provável.

O jornal teve acesso aos dados, que chegaram ontem ao Congresso em um CD-ROM com cerca de 60 arquivos de dados e áudio.

Segundo a reportagem, a primeira falha ocorreu pouco antes do pouso, quando o manete de controle do motor direito foi mantido numa posição de aceleração. Deveria estar em ponto morto, como o outro manete.

Mesmo com o reversor inoperante na turbina direita, o procedimento correto deveria ter sido colocar ambos os manetes em reverso. Mas o direito permaneceu acelerando, segundo o registro a que Folha teve acesso.

Perdendo o controle, o piloto então tentou parar o avião pressionando os dois pedais à sua frente, freando os pneus do trem de pouso.

Quem repassou o conteúdo ao jornal não quis revelar as palavras finais captadas dentro da cabine de comando. Os dados serão analisados nesta quarta pelos deputados com auxílio de técnicos da FAB.

Comentários

Comentários