Torres: agroindústria do leite está em formação
Com o propósito de criar, em Torres, uma agroindústria familiar na área do leite, técnicos da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Rural e da Pesca, da Emater e agricultores visitaram no dia 3 de setembro, uma usina de leite em Araricá, município gaúcho localizado a 52 quilômetros de Porto Alegre. Conforme o engenheiro agrônomo da Secretaria, Gerson Luiz Nardi, Torres tem uma demanda de 37 mil litros por ano, só para atender as escolas municipais.
Ele explica que a usina de leite visitada atende exclusivamente a alimentação escolar daquele município. “Com a iniciativa, seria gerada mais renda na agricultura local e somando a isto, ainda temos as escolas estaduais que também poderão comprar o leite produzido no município”, diz. Para este projeto serão usados recursos do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e Feaper (Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais). Esta é mais uma ação do Programa Agroindústria no município, que visa aumentar a receita dos agricultores, através da verticalização da produção (processamento). O projeto está na fase de captação de agricultores interessados.
Participaram da visita três candidatos da localidade de Areia Grande/João XXIII que mostraram potencial para este tipo de agroindústria. Também integravam a comitiva do estudo, entre outros, o secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Pesca, José Vanderlei Brocca, e o responsável local pela Emater, Jânio Rodrigues Pintos.