Web toma mais tempo do que jornal e música
Em 2007, os consumidores dos Estados Unidos passarão mais tempo navegando pela internet do que lendo jornais, indo ao cinema ou ouvindo música, de acordo com um estudo divulgado nesta terça-feira (7).
As conclusões são parte de um novo relatório do grupo Veronis Suhler Stevenson (VSS). De acordo com as análises, os anunciantes estão prestando atenção às mudanças no comportamento dos consumidores e colocando mais dinheiro em áreas como o marketing digital.
No ano passado, as duas maiores mídias publicitárias foram os jornais, com US$ 55,7 bilhões, e a TV aberta, com US$ 48,7 bilhões, de acordo com a VSS. Mas o grupo estima que, em 2011, a internet se tornará a maior das mídias publicitárias, com investimentos da ordem de US$ 63 bilhões, e descreve essa virada como “um momento decisivo” no setor de mídia.
Queda
Segundo James Rutherfurd, diretor-executivo da VSS, também apontou para um desdobramento potencialmente preocupante para o setor: o tempo total dedicado à mídia caiu ligeiramente no ano passado.
Pela primeira vez em uma década, constatou o estudo, os consumidores dedicaram menos tempo à mídia em 2006 do que no ano anterior. O uso por pessoa caiu em 0,5%, para 3.530 horas ao ano, de acordo com o estudo, segundo o qual a mídia digital tipicamente requer menos tempo do que a mídia tradicional.
Os consumidores em geral, por exemplo, assistem TV aberta ou a cabo em sessões de pelo menos 30 minutos, mas dedicam tempo médio de apenas cinco a sete minutos para assistir a vídeos gerados por usuários da internet, segundo o estudo.
Isso pode contrariar previsões de alguns especialistas em mídia de que o uso da internet elevará o tempo total dedicado pelos consumidores às mídias. Mas a VVS espera que a tendência se corrija em 2007, com alta geral de 0,1%, e em 2008, com avanço de 0,8%.