Técnicos da Fundação Nacional da Saúde (FUNASA) através da Superintendência Estadual, estiveram dia 10 de setembro, realizando visita técnica de monitoramento ao Convênio 0638/09, entre o município de Torres e a entidade.
Acompanhados de técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo e da Secretaria de Planejamento, visitaram as obras de construção e reformas dos galpões do espaço Recivida e vistoriaram os equipamentos adquiridos com os recursos do Convênio.
Na oportunidade foram apresentados para a FUNASA, todo o planejamento, cronograma de obras, como também o plano de ação da Diretoria de Desenvolvimento Sustentável e Diretoria de Economia Solidária quanto a execução do projeto e plano de trabalho com os catadores. De acordo com a avaliação dos técnicos, todas as questões que envolvem o Convênio estão rigorosamente dentro da intencionalidade e metas previstas e do ponto de vista da aplicação também não houve ressalvas.
Com o aval da FUNASA, a Prefeitura Municipal de Torres, através da Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo trabalha agora na perspectiva de passar para outra fase do Convênio, dotando de equipamentos a Cooperativa de Catadores contratadas para a Coleta Seletiva, cumprindo o que prevê a Lei 12.305/10, um dos objetivos centrais do projeto.
Uma reunião com representantes da FUNASA, da SMAURB e da direção estadual da Rede de Catadores, detalhou as próximas ações e o planejamento estratégico para concluir o Convênio. O secretário do Meio Ambiente e Urbanismo Roger Maciel afirmou que “está tudo dentro dos prazos e estou muito orgulhoso dos resultados obtidos. Teremos para os próximos anos um plano de excelência em gerenciamento de resíduos e coleta seletiva.”