Pássaros são resgatados de situação irregular no Litoral Norte
Os guarda-parques da Reserva Biológica da Serra Geral e da Reserva Biológica da Mata Paludosa desenvolveram operação conjunta de monitoramento, fiscalização e averiguação de denúncia a um criador amador de pássaros silvestres, nessa quinta-feira (24). A ação foi na zona de entorno das Unidades de Conservação, no município de Itati. Foram apreendidos 44 pássaros silvestres. Entre as principais irregularidades estavam a falta de anilhas de identificação e péssimas condições de tratamento das aves.
Foram apreendidos dois sanhaço-frade (Stephanuphorus diadematus), três azulão (Cyanocompsa brissonii), dois trinca-ferro (Saltator maximus) e um cardeal (Poroaria cordonata), além de outros 36 pássaros. Também foram apanhadas três armas e 93 unidade de munição de vários calibres. Aproximadamente 30 gaiolas vazias foram inutilizadas e outros apetrechos de caça foram confiscados no local. O infrator foi conduzido para a Delegacia de Polícia de Capão da Canoa com apoio da Brigada Militar. Foi registrado o crime e decretada prisão em flagrante, sem direito a fiança.
Os pássaros foram levados para o Parque Zoológico do Rio Grande do Sul, em Sapucaia do Sul, contando com apoio logístico dos guarda-parques da sede conjunta da Sema de São Francisco de Paula, conforme orientação do setor de fauna da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Neemias Freitas/Sema