Geral

Câmara de Osório homenageia Eduardo Ourique com Prêmio Heitor Scholl

A Câmara Municipal de Osório realizou Sessão Especial para entrega do Prêmio Heitor Scholl ao Produtor Rural 2007.

Conforme resolução nº 008/05, de autoria do Vereador Ivan Borba (Ivan da Farmácia), o título é conferido ao produtor que atender a quesitos como incorporar melhor e mais tecnologia, fazer uso racional e de forma adequada de insumos agropecuários, tiver implantado em sua proriedade um bom sistema de custo de produção, tiver um bom programa de preservação do meio ambiente, tiver boa participação em eventos destinados a agropecuária, apresentar boa produtividade em sua agropecuária e que sua renda seja exclusivamente da atividade agropecuária.

Com esses quesitos preenchidos, Eduardo Ourique de Oliveira foi o escolhido. Nascido dia 7 de setembro de 1971, em Santo Antônio da Patrulha, Eduardo Ourique de Oliveira mudou-se para Osório em 1986, para estudar. Nesta época, seu pai, Sr. Lourival Marques de Oliveira já plantava arroz no mesmo local. Aliás, esta tradição surgiu há muito mais tempo, com seu avô, Sr. Bernardino Marques de Oliveira.

Eduardo Ourique formou-se em Técnico Agropecuária em 1990, na Escola Rural. Em 1992 começou a plantar e assumiu a lavoura que até então era comandada pelo seu pai. Atualmente produz em torno de 7 mil Kg de arroz por hectárie ao ano. A família Oliveira também já utilizou a terra para cultivar a soja, mas mantendo seu foco principal no arroz.

Com aproximadamente 300 hectáries de terra, Eduardo Ourique  utiliza 180 destes cultivados. O restante permanece em preparação para a próxima safra, evitando o desgaste excessivo do solo.

Sua colheita fica localizada na divisa entre Passinhos e Capivari, local conhecido como a região onde se tem o melhor arroz do mundo.

Dentre as tecnologias utilizadas lavoura, destaca-se a sistematização do solo, que consiste em uma demanda menor no volume de água para irrigação (cerca de 30% a menos). A sistematização deixa o solo “parelho”. Lavoura esta que é irrigada com água de origem da Lagoa dos Barros e do Rio da Galinha.

Hoje sua lavoura fornece arroz para a empresa São Bernardo, situada em Osório.

Ainda esteve presente na Sessão Especial, o Secretário de Agricultura Marcos Bolzan, representando o Poder Executivo.

Ao final, Eduardo Ourique e familiares receberam uma placa designando-o Produtor Rural 2007.

A escolha do produtor rural é feita pela Emater, Secretaria da Agricultura, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Banco do Brasil, Banco Sicredi e Banrisul.

Comentários

Comentários