Vida & Saúde

Unidade móvel leva saúde ao interior de SAP

Com um largo sorriso no rosto, as comunidades do interior recebem mensalmente a Unidade Móvel de Saúde em sua localidade. “Mãe, vem cá ver. Está chegando a Unidade Móvel”, disse um dos garotos presentes no salão comunitário da localidade de Monjolo. Ele estava ao aguardo para consultar com a cirurgiã dentista Cátia Tavares. Da mesma forma, a sua mãe também utilizaria, no mesmo dia, os serviços da Unidade. “Hoje eu vou fazer o preventivo, mas no próximo mês também consultarei o dentista”, conta.

A expectativa pela chegada dos profissionais é tanta, que as comunidades se reúnem desde cedo nos PSF’s para preparar a recepção aos médicos, dentistas, enfermeiros e auxiliares. Inclusive o almoço dos profissionais de saúde são oferecidos pela própria comunidade, como retribuição ao trabalho desenvolvido.

A Unidade Móvel visita uma vez por mês as localidades que centralizam as populações interioranas. São elas: Tapumes, Serraria Velha, Evaristo, Vila Palmeira, Ribeirão do Meio, Catanduva Grande, Sertão do Montenegro, Barrocadas, Roça Grande, Campestre Velho, Monjolo, Montenegro, Chicolumã, Morro Agudo, Campestre, Canta Galo, Alto Ribeirão, Barrocadas, Arroio da Madeira e Catanduvinha. Segundo o Secretário Giovani Sassi, um cronograma fixo foi criado para que a população saiba quando a Unidade estará mais perto de sua casa. Ele explica, ainda, que, seguindo esse calendário, o atendimento aos pacientes, assim como o diagnóstico de algumas doenças, é facilitado e melhorado. “Antigamente demorava muito para a Unidade retornar. Com isso, muitos exames requeridos perdiam sua validade. Agora, não há mais esse risco”, explica Sassi.

Segundo a cirurgiã dentista Cátia Tavares, aos poucos as comunidades estão se conscientizando da importância do serviço e das instruções que recebem. “O número de crianças com cárie já diminuiu muito. Agora tanto as crianças, como os pais, sabem da necessidade de possuir hábitos saudáveis de alimentação e higiene bucal”, comemora Cátia.

“Isso é coisa muito boa pra nós do interior. Não precisamos mais ir até o Posto Central”, afirma Maria Rosa da Silva. Assim como ela, o líder da comunidade José Ferreira Quiles afirma que a Unidade Móvel foi uma das grandes conquistas de toda a população. “A população está radiante. É a melhor coisa que já aconteceu pra nós. A saúde de todos vem ganhando muito”.

Comentários

Comentários