Atendimento nas delegacias gaúchas está acima da média nacional
A qualidade do atendimento ao público nas delegacias de Polícia do Rio Grande do Sul alcançou o primeiro lugar no ranking nacional. É o que aponta pesquisa realizada pela Universidade Cândido Mendes, do Rio de Janeiro. O RS obteve média de 57,8 pontos, à frente do Distrito Federal (54,2), São Paulo (53,7), Minas Gerais (52,9), Rio de Janeiro (48,7) e Pernambuco (40,4). A média nacional ficou em 50,4 pontos.
De acordo com o Chefe de Polícia do RS, delegado Pedro Carlos Rodrigues, a divulgação da pesquisa foi bem recebida pela corporação, mas não causou surpresa, visto que a melhoria no atendimento é um dos aspectos que vem sendo constantemente trabalhado pela instituição. “Estamos buscando a modernização das delegacias como forma de agilizar o encaminhamento de documentos, qualificar ainda mais o atendimento ao público e também proporcionar melhores condições de trabalho para os servidores da Polícia”, destacou.
Acerca do resultado da pesquisa, o secretário da Segurança Pública, José Francisco Mallmann, elogiou o comprometimento e a determinação dos profissionais da Polícia Civil em relação aos serviços prestados, apesar da escassez de recursos materiais. “Se as nossas condições de trabalho fossem ainda melhores, com certeza teríamos no RS uma segurança pública digna de nosso povo. Mas o trabalho que vem sendo feito junto aos servidores, por meio da capacitação e treinamento, e mais os projetos encaminhados ao Ministério da Justiça, trará até o final desse governo um acréscimo na atual infra-estrutura para o combate diário à criminalidade”, disse.
A governadora Yeda Crusius tem como meta, até 2010, a construção de 15 delegacias-padrão e a recuperação de outras sedes em todo o Estado, bem como assegurar aporte te cnológico ao sistema de segurança pública. Das 23 medidas prioritárias divulgadas pelo secretário Mallmann, no início de sua gestão à frente da Pasta da SSP, está a implantação de um Plano Anual de Reaparelhamento Policial (Parp), diagnosticando as reais necessidades das unidades que integram a estrutura da Secretaria.
A pesquisa
A pesquisa divulgada foi feita simultaneamente em 23 países, com pontuação máxima de 100. O atendimento brasileiro foi considerado apenas como “adequado”, ocupando o 13º lugar no ranking internacional.
No Brasil, nenhuma delegacia alcançou a média de 60 pontos, considerado “acima do adequado”. Os itens estudados foram orientação para comunidade, condições materiais, tratamento igualitário do público, transparência e prestação de contas e condições de detenção.
O trabalho foi coordenado pela Altus Global Alliance, com sede na Holanda, e organizado no Brasil pelo Centro de Estudos de Segurança e Cidada nia, da Universidade Cândido Mendes. Ao todo, 471 delegacias ao redor do mundo foram visitadas.
No Brasil, a análise aconteceu em 115 DPs nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro (30), São Paulo (30), Belo Horizonte (15), Recife (15), Distrito Federal (15) e Porto Alegre (10).