Álcool está presente em 40% dos inquéritos policiais no RS
O chefe de Polícia, delegado Pedro Carlos Rodrigues, apresentou, na tarde desta segunda-feira (27/08), números que comprovam a utilização do álcool na prática de delitos. Os dados foram repassados à imprensa em coletiva concedida no gabinete da chefia, no Palácio da Polícia.
De acordo com Rodrigues, de um universo de 1 milhão 390 mil inquéritos tramitando na polícia, cerca de 40% estão relacionados com o consumo de bebida alcoólica.
A abordagem de três áreas policiais revelou os seguintes números:
– No trânsito, dos 1.621 inquéritos (homicídios e lesões corporais) instaurados em Porto Alegre, 55% têm, no álcool, a origem dos acidentes;
– Na Delegacia da Mulher de Porto Alegre, foi comprovado, em depoimento, que de 7.120 inquéritos, 80% tiveram origem no álcool;
– No Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (Deca), de 8.033 inquéritos, 40%
estão vinculados a bebidas alcoólicas.
Com relação aos homicídios, a Polícia Civil já iniciou uma apuração detalhada dos inquéritos envolvendo álcool e deverá apresentar, em breve, novo levantamento estatístico.
Segundo o delegado Pedro Carlos Rodrigues, a restrição ao consumo de bebidas alcoólicas é uma das ações que compõem um somatório de medidas para a redução da criminalidade. O chefe de Polícia citou, também, a melhoria da qualidade dos serviços policiais e a importância dos programas sociais para que sejam obtidos resultados favoráveis e mais rápidos na solução dos crimes.