Local que teve identificado foco do mosquito da dengue passa por controle químico em Osório
A equipe de agente de combate à endemias realizou na tarde desta sexta-feira (27), a primeira aplicação de inseticida para controle do Aedes aegypti em um ponto estratégico (ferro velho) localizado no bairro Glória.
Por se tratar de local de difícil controle manual, devido ao grande número de possibilidades de acúmulo de água, foi necessária a aplicação de inseticida para controle mais rápido do Aedes aegypti. No entanto, a vigilância ressalta que o uso de produto químico só ocorrerá em situações críticas e urgentes. Não se trata de rotina.
A destruição de depósitos de água parada pelo método manual é muito eficiente e está ao alcance de toda a população.
Identificados novos focos do mosquito da Dengue em Osório
A Vigilância Sanitária e ambiental informa que identificou larvas do Aedes aegypti no cemitério da localidade Palmital e em um ferro velho do bairro Glória.
O achado do mosquito da Dengue na zona rural, não é novidade no Rio Grande do Sul. Coordenadorias de Saúde da região noroeste do Estado já haviam descrito situações semelhantes. Passado o feriado de finados, a equipe municipal fez uma varredura nos cemitérios de todas as localidades.
O do Palmital foi o último a ser inspecionado, uma fez que sua localização é bastante distante de aglomerado urbano. Porém, a existência de um único recipiente com larvas de Aedes aegypti indica que este reservatório tenha sido transportado de uma cidade com infestação.
O alerta para os cuidados com os vasos nos cemitérios deve ser observados durante todo o ano. Sempre coloque areia nos vasos de flores e fure os recipientes mesmo os de mármore ou granito.
O outro achado foi em um ferro velho do bairro Glória. Ferros velhos são de difícil inspeção. Requerem atenção e paciência do agente de combate à endemias para capturar larvas em meio a tantos depósitos.
Estes fatos reforçam a necessidade de atenção para as orientações dos serviços de saúde. É sempre bom lembrar que tivemos em 2015, o primeiro caso autóctone de Dengue.
O mosquito está por aí, não ofereça condições para ele se reproduzir. Receba bem o agente de combate à endemias, acompanhe a inspeção do seu imóvel.