Duas cidades do litoral estão entre as cinco do estado que mais cresceram
Os primeiros resultados da Contagem da População divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam para o crescimento elevado da população de duas cidades do litoral norte.
Balneário Pinhal teve um acréscimo de 34,85% na sua população, sendo a cidade do estado que mais cresceu populacionalmente.
Arroio do Sal também teve um crescimento elevado, de 23,46%, sendo a quarta cidade do estado que mais cresceu.
A contagem é feita entre dois censos demográficos e tem a finalidade de fornecer informações atuais para a distribuição do Fundo de Participação dos Municípios, um recurso financeiro repassado pela União às cidades. Os municípios têm 20 dias para contestar os números.
História de Balneário Pinhal
Em 1767, foi doado pela Coroa de Portugal a Sesmaria de Cidreira para o almoxarife-mor Manoel Pereira Franco. Era composta por fazendas: Cidreira, Rondinha, Roça Velha, Ponta do Mato e Porteira.
De 1808 a 1811, pertenceu ao município de Santo Antônio da Patrulha. Mais tarde integrou a Vila da Nossa Sra Da Conceição do Arroio, hoje Osório. No ano de 1818 a área territorial foi dividida pelo senhor Juiz José Ferreira Saraiva entre seus filhos em, Fazenda Rondinha, Fazenda do Pinhal (essa denominação se deu devido a existência de uma extensão de área de pínus plantadas) e Fazenda Cerquinha. O primeiro lugarejo que se formou em Pinhal ficava a mais ou menos uma légua do mar, a Fazenda Rondinha, e uma légua e meia do mar a Fazenda Pinhal, onde até os dias de hoje existem marcas da propriedade criada na época.
Em 1915 a Fazenda Pinhal nome de origem do município, passou a pertencer a Francisco Segura Garcia (senhor Paco), que veio da Espanha para o Brasil em 1900. A partir de 1935, as terras passaram para o português Fausto Borba Prates, passando a ser conhecida como PINHAL.
Em 1965, figurou no mapa do município de Tramandaí como distrito. Em 1988, passou a ser distrito de Cidreira. Em 22 de Outubro de 1995, tornou-se município emancipado formado pela Praia do Pinhal (Sede), Praia do Magistério (Distrito) e Túnel Verde (Distrito), e a localidade do Pontal das Figueiras. Suas belezas naturais distribuem-se em 100 Km de área.
História de Arroio do Sal
Em 1938, um grupo de pescadores tinha como local para pesca e acampamento as margens de um arroio que atravessava as dunas e onde existia grandes árvores que serviam de abrigo. Não havendo sal para a conservação dos peixes e mariscos, a solução foi ferver a água do mar a fim de obter o sal.
Em 1944 fixaram-se os primeiros moradores com choupanas à beira-mar. A madeira vinha da serra, transportada em canoas através da Lagoa Itapeva, e depois puxadas por carretas de boi até as margens do arroio.