Dez toneladas de alimentos impróprios foram apreendidas em uma semana no litoral gaúcho

Sem-Título-1As ações de fiscalização e orientação aos consumidores do Programa Segurança Alimentar Verão 2016 em diversas cidades do litoral gaúcho completam uma semana com o balanço de cerca de dez toneladas de alimentos impróprios apreendidos. Conforme a Coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Consumidor, Caroline Vaz, que integra a iniciativa, o consumidor deve ficar atento e verificar as condições e procedência dos alimentos que estão à disposição no comércio. “A venda de produtos inadequados é um risco concreto para a saúde do consumidor que frequenta o litoral”, observou.

Na última fiscalização, realizada no final da tarde desta quinta-feira, 13, Promotores de Justiça e agentes da Vigilância Sanitária inutilizaram quatro toneladas de peixe, frutos do mar e carnes impróprias para o consumo apreendidas em Imbé. Os alimentos estavam em um depósito clandestino que fornecia produtos na região, localizado nos fundos do restaurante Xis da Praia. Além das péssimas condições de higiene, os produtos não tinham procedência e estavam armazenados inadequadamente.

CAPÃO DA CANOA

As ações de fiscalizações do Programa Segurança Alimentar Verão 2016 foram iniciadas em Capão da Canoa na quinta-feira, 7, com a interdição de um estabelecimento da Estação Rodoviária do Município.

Na sexta-feira, 8, os estabelecimentos Raupp’s e Petiskos foram interditados pela Vigilância Sanitária. Somente no Petiskos foram apreendidas cerca de duas toneladas de alimentos impróprios para o consumo. Os dois locais regularizaram as questões sanitárias e foram liberados no dia seguinte. Atuaram em Capão da Canoa os Promotores de Justiça Mauro Rockenbach, Anelise Stifelman e Felipe Teixeira Neto.

TRAMANDAÍ

As atividades do Programa Segurança Alimentar Verão 2016 tiveram prosseguimento em Tramandaí, com a apreensão de 1,5 tonelada na terça-feira, 12, e a interdição dos estabelecimentos Raio X, Gaivotas e Figueirense. Participaram da ação os Promotores de Justiça Mauro Rockenbach, Antonio Képs, Fernando Andrade Alves, Leonardo Chim Lopes, Susana Spode e Melissa Passos Soares.

Na quarta-feira, 13, Ministério Público e Vigilância Sanitária inutilizaram cerca de duas toneladas de alimentos impróprios encontrados em diversos estabelecimentos. O restaurante Patinho Feio Lanches foi interditado por agentes da Vigilância Sanitária e foram apreendidos no local cerca de uma tonelada de alimentos vencidos e mal acondicionados. Na cozinha do estabelecimento foi encontrada uma máquina de lavar e baldes com roupas para lavar, além de outros problemas de higiene.

IMBÉ

Três estabelecimentos também também foram interditados na Barra do Imbé (Petiscaria 007, Confraria da Praia e Lua Mar), com apreensão de aproximadamente uma tonelada de alimentos impróprios. Falta de higiene e muitos insetos foram encontrados nos locais. Um funcionário da Prefeitura, que conduzia um caminhão de lixo para o descarte dos produtos apreendidos, foi preso por desacatar Promotores e a equipe que atuava na ação.

Todas as ações no litoral gaúcho contam com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) – Segurança Alimentar, da Promotoria de Defesa do Consumidor de Porto Alegre. Também apoiam Polícia Civil, Brigada Militar, Conselho Regional de Medicina Veterinária e Agas.

MP RS

Comentários

Comentários