Verão deve incentivar abertura de 2 mil empregos no Litoral - Litoralmania ®
Geral

Verão deve incentivar abertura de 2 mil empregos no Litoral –

sdasdadsdaAs contratações do varejo no Litoral Norte devem chegar a cerca de 2 mil vagas, segundo levantamento da FCDL-RS. Um dos fatores que habitualmente ajudam o comércio é o aumento populacional expressivo na região entre os meses de dezembro e fevereiro.

– O varejo, evidentemente, responde a esse contingente populacional contratando colaboradores temporários para fazer frente à necessidade de sustentar um atendimento de qualidade – afirma o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.

A desvalorização da moeda brasileira pesa de forma favorável ao varejo litorâneo, com a vinda de estrangeiros (argentinos, uruguaios e paraguaios) e, também, com a permanência de brasileiros e gaúchos de alta renda. Mesmo com as desvantagens, como aumento de ICMS, juros mais altos e uma postura mais conservadora dos consumidores, a abertura destas vagas é vista de forma positiva. De acordo com consultor de economia da FCDL-RS, Eduardo Starosta, a estimativa está dentro do padrão em comparação ao ano passado, quando foram gerados 2,1 mil novos empregos.

Em 2016, as contratações devem ficar concentradas nos municípios de Capão da Canoa, Tramandaí, Torres, Xangri-lá, Arroio do Sal, Cidreira e Balneário Pinhal. Os principais segmentos que devem contratar são: mercados e supermercados (em torno de 650 e 700 funcionários); combustíveis (entre 120 e 130); livros, jornais e revistas (em torno de 50); farmácia (cerca de 200); calçados (em torno de 60); vestuário (cerca de 200); e, diversos (em torno de 140 funcionários).

Sobre a FCDL¬RS

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul ¬ FCDL¬RS, fundada em julho de 1972, é uma entidade sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo o desenvolvimento do setor varejista gaúcho, amparando e defendendo os interesses dos seus associados, através de uma agenda estratégica focada em tornar o setor referência mundial até o ano de 2017. Gestora Estadual do SPC, Serviço de Proteção ao Crédito, criado há 57 anos por lojistas, é hoje referência Estadual e Nacional em informação de crédito de consumidores inadimplentes, dados e indicadores de inadimplência e análise de risco nas vendas a prazo no varejo.

Francine Malessa

Comentários

Comentários