Os preconceitos no Brasil – Por Suely Braga
O Brasil é um país forrmado por várias etnias. Nele há uma liquidificação de culturas.
Um país rico com belezas naturais diversificadas e exuberantes. Um país continente com regiões diversas e cada uma com diversidades de costumes, linguagem, culinárias e culturas em geral.
O povo brasileiro é um povo alegre, generoso, hospitaleiro.
Traz de seus antepassados vários preconceitos. Preconceitos de etnia, de cor, de sexo e de religião. Herdou da senzala o preconceito contra a raça negra, contra suas práticas religiosas, apesar de a população brasileira ser formada por mais de 50% de negros. Preconceito machista. Ainda conserva o preconceito contra a mulher. Apesar das lutas femininas e das leis como a “Lei Maria da Penha”, os homens continuam agredindo, maltratando e até assassinando as mulheres, realizando assédios sexuais nos ambientes de trabalho, nos meios de transportes e em todos os lugares, quando se apresentam oportunidades.
Preconceitos contra os gays e os transexuais com agressões, perseguições e assassinatos. Preconceito contra os idosos e preconceitos religiosos.
Dia 21de janeiro foi comemorada a data da promulgação da lei contra o preconceito religioso.
Atualmente está acirrando-se, em nosso país, a perseguição contra as religiões, especialmente contra as afro-brasileiras.
Com diz o Papa Francisco: ”todas as religiões são boas, porque todas levam a Deus, portanto temos que respeitar e amar nosso irmão.”
Todos os preconceitos sejam eles recistas, sexuais, religiosos são considerados crimes em lei e levados à punição com anos de prisão.
O que está faltando no Brasil são mais educação e cultura para que todos respeitem e cumpram os direitos humanos.
Suely Braga