Policial

Detran RS adota tecnologia contra impunidade e furto de veículos

O presidente do Detran RS, Flavio Vaz Netto, fez na manhã desta terça-feira (18) a entrega simbólica de um novo equipamento para fiscalização de trânsito para o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Nilson Nobre Bueno. Trata-se de um smart phone – um celular com tecnologia GSM, palm top integrado e outras funcionalidades que possibilitam a consulta de veículos e condutores em tempo real no sistema informatizado do Detran RS. A entrega ocorreu por ocasião do aniversário do Comando de Policiamento da Capital, e integra a Semana Nacional de Trânsito.

No discurso do comandante-geral da BM, Bueno enfatizou que o equipamento dará melhores condições à Brigada na prestação de serviços à sociedade. No encerramento da solenidade, o secretário da Segurança Pública, José Francisco Mallmann, elogiou a parceria com o Detran RS. “Esta é uma ferramenta importante que dará mais agilidade aos brigadianos, evitando o furto de automóveis e permitindo o conhecimento de foragidos”.

Segundo o chefe de gabinete da presidência do Detran RS, João Batista Hoffmeister, o equipamento aumentará a segurança, aproveitando a atividade de policiamento ostensivo no trânsito pela rapidez e agilidade nas informações. “Ao constatar o veículo com alguma irregularidade – furto, roubo ou licenciamento – o policial poderá rapidamente adotar as providências e cautelas necessárias”.

O uso do equipamento também irá reduzir equívocos na lavratura dos autos, principalmente na descrição dos tipos de infração. “Muitas vezes o auto de infração se torna inconsistente e não surte o efeito punitivo adequado”, explica Hoffmeister. Além disso, haverá maior celeridade ao processo administrativo de trânsito. “Hoje as informações relativas à infração podem levar de 15 a 20 dias para serem inseridas no sistema informatizado. Agora será lançado instantaneamente”.

O projeto-piloto terá início em Porto Alegre, no 1º, 9º e 11º BPM. Ao todo, serão entregues 150 smart phones. A idéia é ampliar para todo o Estado no ano que vem.

Comentários

Comentários