Ação no Litoral desarticula quadrilha que roubava até 20 caminhões por mês
Uma operação policial foi desencadeada na manhã desta quarta-feira (30), para desarticular uma quadrilha especializada em furto e roubo de caminhões no estado.
Mais de 120 policiais cumpriram 20 mandados de prisão e 23 de busca em oito cidades: Tramandaí, Canoas, Viamão, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Caxias do Sul e Morro dos Conventos (SC). Até o momento, 15 pessoas foram presas.
Segundo o delegado Juliano Ferreira, dois homens, que eram considerados os líderes da organização, foram presos.
A investigação teve início no primeiro semestre de 2015, depois depois de uma tentativa frustrada de roubo em São Lourenço do Sul. A quadrilha furtava e roubava até 20 caminhões por mês.
Os crimes ocorriam principalmente em pontos onde os caminhoneiros paravam na beira de estradas, como restaurantes, hotéis e postos de combustíveis. Segundo a investigação, os veículos eram encaminhados para cidades da Região Metropolitana, Serra, Litoral Norte e Araranguá, em Santa Catarina.
Como eram realizados os roubos e clonagem
O grupo recebia a encomenda dos compradores e procurava o modelo solicitado. A buscas eram feitas na zona norte da capital, região de maior aglomeração de caminhões.
Depois do furto ou roubo eles eram levados para serem clonados em uma oficina da Cidade de Canoas e, posteriormente, entregues aos compradores.