Domingo, de manhã, pensando a vida… – Por Erner Machado

Erner Antonio Freitas Machado
Erner Antonio Freitas Machado
Erner Antonio Freitas Machado

Domingo, de manhã, pensando a vida…

Temos acompanhado  pelas mais variadas formas de comunicação  a situação que envolve o processo politico do Brasil.

O duelo decisivo, nesta parte do combate, acontecerá neste domingo, na Câmara dos Deputados com a votação do Processo de Impedimento da Presidente da República cujo  pedido foi feito, pelo Dr.Helio Bicudo um dos luminares que, no passado ,fundou o partido da qual a presidente faz parte.

Serve, o momento, para uma profunda reflexão sobre a qualidade de nossos quadros políticos que, por um processo  continuo e  degradante, foram  sendo destruídos, ano após ano, até chegar no momento em que se apresenta como o mais ruim de nossa história.

De um lado temos uma Presidente que tem formação  adequada para  cargo mas que, mercê de sua incapacidade politico administrativa, se constitui , lamentavelmente, em uma gestora incapaz de conduzir o pais com  o minimo operacionalidade.

Seus ministros mostram-se ,de igual maneira, incapazes de produzir um resultado que aponte para a Nação os rumos que lhe são inerentes.

 Seu mentor politico, o ex presidente, que poderia ter sido o grande estadista do Brasil e das Américas, escolheu entrar para a história com o Operário que virou coronel, igual em gestos e atos aos que  dominaram, por séculos, a politica brasileira utilizando-se de expedientes singulares para obterem resultados pessoais e para os grupos de interesses que criavam ao seu redor, como forma de manterem-se com autoridade e com poder absoluto.

O nosso operário coronel, utiliza todos os meios  usados no passado, como forma de justificar os fins a que se destinam e os resultados a que se prestam.

Do outro lado temos uma Câmara de Deputados corroída  pelos interesses pessoais, pela corrupção, pela falta de condições morais para o exercício da representação que receberam do povo.

A comissão que  analisou e aprovou o prosseguimento do pedido de impedimento tinha, na maioria de seus membros, representantes com processos administrativos ou criminais.

O presidente da Câmara é alvo de processo, por parte de seus pares e se mantém, no cargo, mercê de negociações escabrosas em troca de benesses, de favores e de acobertamento de culpas.

E, se o impedimento passar, na câmara dos deputados, será remetido para o Senado onde, o seu presidente, é também acusado de irregularidades formais.

E se o impedimento for aprovado e acho que será, assumirá o pais, um vice  que, de aliado da presidente passou a seu inimigo e, vergonhosamente, conspira de forma mesquinha , reles, e repugnante própria dos traidores miseráveis e vis.

Este é a nossa realidade de nação que, politicamente, perdeu seus  instrumentos de navegação e  anda ,agora,  a deriva tomada de assalto que foi por piratas modernos, muitos mais perigosos que os que produziam roubos e bandidagens , nos mares do passado.

E na imensa plateia nacional encontramo-nos nós, o povo,a espera de um resultado que nos permita  continuar a  cultuar nossos projetos   pessoais, tão distantes  dos ideais do bom comum e dos interesses coletivos…

Erner Antonio Freitas Machado
ernermachado@gmail.com

Comentários

Comentários