Geral

Audiência no Banco do Brasil confirma financiamento para arrozeiros

Representantes da orizicultura gaúcha e do gabinete do deputado Alceu Moreira (PMDB) reuniram-se nesta terça-feira (2), na Superintendência do Banco do Brasil de Porto Alegre, em audiência agendada pelo Deputado Jerônimo Goergen, presidente da Comissão de Agricultura da Assembléia. No encontro, foram confirmadas medidas beneficiando o setor. 

As reivindicações foram apresentadas no dia 20 de setembro em Brasília, quando Moreira, membro titular da Comissão de Agricultura da Assembléia gaúcha, o Deputado federal Eliseu Padilha (PMDB) e o presidente da Federação dos Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Renato Rocha, foram recebidos pelo ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes.

A audiência com o ministro resultou na revogação da exigência de sementes certificadas para financiamento das lavouras e na prorrogação do pagamento das parcelas de investimento com vencimento em 2007.  Outras medidas importantes foram a decisão de financiar 100% do plantio, ao invés de vincular o volume de recursos para 2007 à safra anterior, prejudicada pela seca, e a retirada de 1,7% do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) para custeio de lavouras irrigadas.

A alteração do preço da saca de R$ 20 para R$ 22, representando um ganho de 10% para o produtor, e a necessidade de hipoteca para a realização do financiamento também foram medidas anunciadas no dia 20 de setembro.

Comentários

Comentários