Reunião encaminha realização de aulas preparatórias para o ENEM em Imbé
O vereador Uiraçu Pinto (PDT) recebeu a professora Fátima Silva Berro na tarde desta sexta-feira (17), em seu gabinete na Câmara Municipal de Imbé. Eles trataram sobre o andamento da proposição apresentada pelo vereador em abril sugerindo ao Executivo a promoção de aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que ocorrerá nos dias 05 e 06 de novembro deste ano.
Uiraçu e Fátima discutiram alguns pontos importantes a respeito das atividades, como o cronograma de aulas, o período de inscrições e as datas de realização das aulas que serão ofertadas aos alunos residentes em Imbé que estejam concluindo o ensino médio e também aos egressos (aqueles que concluíram o ensino médio em anos anteriores). O projeto observará os conteúdos programáticos definidos pelos principais cursos preparatórios do país e pelas matrizes de referência do ENEM, dividida em quatro áreas do conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias, que abrange o conteúdo de Língua Portuguesa (Gramática e Interpretação de Texto), Língua Estrangeira Moderna, Literatura, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação; Matemática e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias, que engloba os conteúdos de Química, Física e Biologia; e Ciências Humanas e suas tecnologias, que abrange as disciplinas de Geografia, História, Filosofia, Sociologia e conhecimentos gerais. A perspectiva inicial é de que sete professores sejam voluntários na execução do projeto.
Segundo o vereador, o objetivo do curso é aprofundar e revisar os estudos realizados por alunos dos terceiros anos do ensino médio, dando oportunidade para que estes estudantes possam competir por uma vaga nas universidades públicas em mesmas condições de preparação daqueles que possuem recursos financeiros para custear cursos preparatórios privados. “O conhecimento é algo que ninguém nos tira. Acreditamos que o futuro do país passa necessariamente pela educação, e incentivar o estudo e a formação dos nossos jovens é um passo fundamental para evoluirmos em diversos aspectos”, comentou o vereador. A professora também reforçou a importância de ações sociais como esta. “É um passo que será dado e ficará marcado na história do município. Quem ganha com isto são os alunos”, frisou Fátima.
Na próxima semana o vereador se reunirá com representantes do Governo Municipal para discutir os termos da lei que deverá ser votada pela Câmara, autorizando a realização das aulas e regulamentando o calendário de atividades.