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A comunicação interpessoal

A comunicação interpessoal é o processo de criação de relações sociais entre pelo menos duas pessoas que participam num processo de interação.

A comunicação interpessoal, pode ser definida como o processo pelo qual a informação é trocada e entendida por duas ou mais pessoas, normalmente com o intuito de motivar ou influenciar o comportamento. Cada pessoa, que passamos a considerar como, interlocutor, troca informações baseadas na formação educacional em seu  repertório cultural, vivências, emoções, toda a “bagagem” que cada indivíduo  traz consigo.

O processo de comunicação prevê, obrigatoriamente, a existência mínima de um emissor  a mensagem e de um receptor. E, acontece, quando duas pessoas interagem reciprocamente, colocando-se uma no lugar da outra. A interação envolve a incorporação de papéis recíproca, e uma empatia mútua de habilidades.

O sucesso na comunicação não depende só da forma como a mensagem é transmitida, a compreensão dela é fator fundamental, lembre-se que vivemos em sociedade de cultura diversificada, e o que às vezes parece obvio para você para seu interlocutor não é.

Devemos sempre ser objetivos e claros na nossa comunicação, nunca presumindo que “ele já sabe, e não preciso ficar explicando, porque isso é obvio.” A comunicação depois de transmitida de forma correta ao seu interlocutor, deve ter um acompanhamento para ele saber se está agindo de forma correta, ou se precisa corrigir ou melhorar, esse processo chamamos de feedback.

O aperfeiçoamento das boas relações interpessoais deve ser  um dos objetivos decisivos na educação de cada indivíduo , podendo contribuir para a facilitação das relações com a família com os amigos, colegas, a relação com o professor ou com os diversos grupos sociais onde se vai inserindo e com a comunidade como um todo.

Para melhorar a capacidade de comunicar com os outros é essencial compreender-se as lacunas de uma comunicação com os outros. O modo mais eficaz de fazer isto é os outros darem-nos feedback sobre o que nos ouviram dizer (tanto ao nível das palavras como dos sentimentos) e sobre o modo como a nossa mensagem os afetou (o impacto que teve).

Podemos então comparar as conseqüências “pretendidas” com as “reais” e estarmos assim numa melhor posição para alterarmos o nosso comportamento de comunicação. O feedback é  uma forma de ajudar; é um mecanismo corretivo para o indivíduo que quer aprender a ver se o seu comportamento condiz com as suas intenções, ou seja, podemos compreender melhor as lacunas na nossa comunicação com os outros.

Considero um dos aspectos mais importantes da comunicação de uma pessoa, a energia que flui sutilmente através da sua voz e do seu corpo, das palavras e da sua postura, dos gestos e do olhar.

É a expressão do seu otimismo ou pessimismo, da agressividade ou suavidade, do nível da sua auto-estima. É a comunicação invisível mas presente, percebida pelos sentidos. Quão agradável é a energia que flui de pessoas otimistas, bem humoradas, felizes, que diante das adversidades da vida encontram desafios que serão superados.

Para concluir, cabe ressaltar a sutileza da comunicação das pessoas que tem bondade no coração, a gentileza nos gestos, beleza e doçura nas palavras. “Sensualidade, alinhamento e graça permeiam seus movimentos.

Uma nobreza natural flui silenciosa e discretamente em suas ações; há uma segurança pessoal apoiada na humildade; uma reverência, um senso de humor mesclado com a consciência do sagrado”. Essas são as pessoas que fazem mais do que se comunicar, irradiam luz e brilho pessoal.

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