A Prece – 1/3
Significados
No mundo dos homens, as palavras tem muito valor, pois é das formas mais poderosas para a transmissão dos pensamentos elaborados. Tanto mais valor quanto maior o progresso intectual do grupo que as usa.
Contudo, a Terra sendo um pequeno universo de culturas, dá margem à existência de muitas palavras que conduzem à interpretação da mesma idéia, muitas vezes mais de uma palavra na mesma língua.
Uma mesma palavra tem, com muita freqüência, seu sentido alterado ao longo da história de um povo, sem falar dos dialetos.
E é fato que uma palavra dificilmente expresse por si só, uma idéia complexa.
Feito este intróito por certo um pouco simplório, mas necessário para a condução de uma idéia, aprestemo-nos em expor a nossa.
Examinemos algumas grafias:
Português – Brasil
Mini Aurélio Século XXI
Prece – Sf – Oração, súplica religiosa, reza, rogo, discurso, fala, sermão, prédica.
Meditação – sf – submissão a exame interior, estudar, considerar, concentrar intensamente o espírito em algo, refletir, pensar.
Louvor – sm – elogio, encômio, glorificação, exaltação, bendita.
Agradecimento – sm – ato de agradecer, reconhecimento.
Provoquemos a reflexão do assunto dizendo: a prece (do latim precis – precisão, necessidade), ou outra palavra que busque sentido similar, é a composição dos dos significados dos vocábulos acima, essencialmente.
Nas religiões dogmáticas, de ordinário, a prece tem o cunho centrado no ato de pedir, rogar, buscar auxílio.
Contudo, nas doutrinas ou religiões que encaram a existência do ser humano como participante de seu destino, e entre estas a Doutrina Espírita, a prece é elemento fundamental da vida, é ato que o ser inteligente, mesmo sem o perceber, realiza constantemente.
A prece fundamentalmente é o pensamento com objetivos, com projeto de início e fim. É onda que vaga ao norte presumido, mesmo a rosa dos ventos da existência possam levar o ser para outro rumo.
O ato de realizar uma prece é um salto energético, pequeno ou grande, em que se obtém uma alteração de consciência, motivados pela meditação, louvor, agradecimento ou pedido de socorro, por si ou em conjunto.
Continua …