Abaixo de zero: MetSul alerta para dias com marcas gélidas no RS

A Chegada de reforço de ar frio trará as madrugadas mais frias do ano até agora, no Rio Grande do Sul, alerta a MetSul.

Nos próximos dias terão marcas gélidas e abaixo de zero em algumas regiões do estado.

Há previsão de geada para os três estados do Sul do Brasil e pode gear até no Sul de Minas Gerais.

A massa de ar frio de trajetória oceânica será responsável por uma sequência de madrugadas de temperatura abaixo da média desta época do ano com previsão de mínimas negativas e formação de geada.

Imagem de satélite da manhã de hoje mostrava uma frente fria de escassa atividade avançando pelo Rio Grande do Sul.

Sistema frontal que basicamente traz apenas aumento de nuvens, mas que precede o ingresso de massa de ar de temperatura menor que é o reforço de ar frio.

Como se afasta rápido, o sol predomina com tempo muito aberto na maioria das cidades gaúchas na tarde desta quarta.

A circulação de umidade que vem do mar pela massa de ar frio de trajetória oceânica trará mais nuvens com chuva isolada e passageira em pontos do Leste gaúcho entre esta quinta-feira e a sexta, não se descartando até na região de Porto Alegre, embora o sol apareça nos dois dias em todas as regiões gaúchas.

Nos próximos dias, ar mais seco passará a dominar o Sul do Brasil e vai se manter até semana que vem, o que garantirá uma longa sequência de noites e madrugadas de temperatura baixa, uma vez que o tempo aberto ou com escassa nebulosidade favorece resfriamento noturno mais acentuado.

Por isso, até terça ou quarta da semana que vem as temperaturas serão baixas ou muito baixas durante a noite no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, embora as tardes sejam amenas ou agradáveis, conforme a região.

A parte mais intensa do ar frio deve ser esperada no Sul do Brasil, especialmente mais ao Leste da região, entre amanhã e o sábado. É o que fará que neste intervalo não apenas as noites sejam mais frias como as tardes registrem temperatura máximas menores, abaixo de 20ºC em muitas cidades mesmo com a presença do sol.

Vários dias seguidos de mínimas negativas

O Sul do Brasil terá várias dias seguidos com registro de temperatura abaixo de zero.

Conforme a previsão da MetSul Meteorologia, as mínimas devem ficar ao redor de 0ºC ou negativas nos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul e no Planalto Sul Catarinense amanhã, sexta, sábado, domingo, segunda e ainda na terça da próxima semana.

Nas áreas de maior altitude do Nordeste do Rio Grande do Sul, nos Aparados da Serra, podem ser registradas mínimas tão baixas quanto -1ºC a -2ºC.

No Planalto Sul de Santa Catarina, as mínimas devem descer a -3ºC ou -4ºC em alguns pontos, apesar de que na maioria dos pontos deve ficar ao redor de 0ºC.

Mínimas de um dígito, logo abaixo de 10ºC, serão generalizadas no Rio Grande do Sul até o começo da semana que vem. Muitos municípios devem ter marcas inferiores a 5ºC, como no Alto Uruguai, Planalto, Serra e o Noroeste gaúcho.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários