Abastecimento de água está comprometido em 376 mil imóveis no RS
Chuvas fortes afetam captação e tratamento de água, principalmente nas regiões Central, Nordeste e dos Sinos.
Em virtude do grande volume de chuvas no Rio Grande do Sul, o abastecimento de água foi comprometido em 376 mil imóveis de 49 municípios, conforme atualização da Corsan na noite de quarta-feira (01/05).
As regiões mais afetadas são a Central, com 154 mil imóveis desabastecidos, e o Nordeste, com 129 mil.
Fatores que afetam o abastecimento:
- Escoamento das águas: O grande volume de água dos Rios Caí e Taquari para regiões mais baixas leva à obstrução das tubulações na captação, além de dificultar o tratamento da água pela alta turbidez.
- Falta de energia elétrica: 13 das ocorrências de desabastecimento são causadas por falta de energia elétrica, que interfere no funcionamento das bombas das estações de tratamento.
- Alagamentos: 11 ocorrências são causadas por alagamentos, que impedem o acesso às estações de tratamento ou danificam a infraestrutura.
Ações da Corsan:
- Equipes em regime emergencial: A Corsan reforçou suas equipes e está trabalhando em regime emergencial para normalizar a situação o mais rápido possível.
- Geradores e carros-pipa: Em casos de falta de energia elétrica, a empresa utiliza geradores para manter o funcionamento das bombas e carros-pipa para o atendimento imediato à população.
- Monitoramento constante: A situação do abastecimento em cada município está sendo monitorada constantemente e atualizada no site da Corsan: https://servicos.corsan.com.br/#/solicitacao/10/.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp